Ctrl S

Sobre o que você não sabe, mas que move sua vida digitalmente.

Shopee encerra operações em diversos países

Por Wivison Araújo 09/09/2022 12h12
Shopee encerra operações em diversos países

Nesta última quinta-feira (8), a Sea Ltd, empresa dona da Shopee, anunciou que está encerrando as operações locais no Chile, Colômbia e México e deixando a Argentina inteiramente. O comunicado foi anunciado de acordo com três fontes com conhecimento direto do assunto e um e-mail interno.

Atualmente, a empresa possui sua sede em Cingapura e continuará com suas atividades internacionais nos três primeiros países citados acima, porém demitirá diversos trabalhadores locais, afetando dezenas de funcionários.

O Brasil não será afetado e vale mencionar que a Shopee se tornou um player dominante no país.

Segundo um e-mail interno, o CEO da Shopee, Chris Feng, informa aos colaboradores que “à luz da atual incerteza macroeconômica elevada”, a empresa precisava “focar recursos nas operações principais” e decidiu se concentrar em um modelo transfronteiriço.


Em outubro de 2021, a receita da Sea cresceu para mais de 200 bilhões de dólares, logo após suas unidades de jogos e comércio eletrônico terem aumentado em popularidade durante a pandemia, porém, desde então suas ações caíram e agora valem apenas 27 bilhões de dólares.

Em março, a Shopee também anunciou que estava encerrando as operações na Índia e na França. Já em junho, a empresa diminuiu empregos em suas divisões de comércio eletrônico e entrega de alimentos, tanto no Sudeste Asiático quanto em suas operações na América Latina.

A Shopee também rescindiu dezenas de ofertas de emprego nas últimas duas semanas. Além disso, os colaboradores do app de transmissão ao vivo de jogos da Sea, que faz parte da unidade de jogos da Sea Garena, foram informados de que seriam dispensados, acrescentando que os projetos na unidade de desenvolvimento da Sea também foram encerrados.


Via: Reuters