Tic Tac Tic Tac / Por Enio Lins

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

3 de março: em 1913, as americanas foram às ruas pelo voto feminino

Por Redação 03/03/2023 08h08
3 de março: em 1913, as americanas foram às ruas pelo voto feminino

3 de março de 1913 – Realizado em Washington DC, a primeira grande manifestação política de rua na capital americana, a Procissão pelo Sufrágio Feminino, reunindo perto de dez mil mulheres. Promovida pela National American Woman Suffrage Association o ato foi organizado como um desfile com efeitos visuais, com alas organizadas e carros alegóricos.

A manifestação foi programada para o dia anterior à posse de Woodrow Wilson na presidência dos Estados Unidos, a quem era endereçada a reivindicação de que as mulheres tivessem o direito de votar. 20 anos antes, em 1893, o voto feminino havia sido aprovado na Nova Zelândia (nacionalmente) e, no mesmo ano, o estado americano do Colorado adota o sufrágio para mulheres. Nos anos seguintes, outros estados americanos reconheceram esse direito, mas não era lei nacional. Isso só viria a acontecer em agosto de 1920.

No Brasil, as mulheres só conquistariam, nacionalmente, o direto ao voto em 24 de fevereiro de 1932, embora no Rio Grande do Norte esse avanço já era lei desde 25 de outubro de 1927, sendo a potiguar Celina Guimarães a primeira mulher a receber o título de eleitora no Brasil e na América Latina. No mesmo estado, na cidade de Lages, foi eleita a primeira prefeita do Brasil, Alzira Soriano, em 1928.