Opinião

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

Rodrigo Cunha pode “sobrar” no novo político montado por JHC e Arthur Lira

O senador não aparece na foto que marca a nova aliança costurada a quatro mãos pelo prefeito e pelo deputado federal

Por Edivaldo Junior 05/05/2023 11h11
Rodrigo Cunha pode “sobrar” no novo político montado por JHC e Arthur Lira

É uma questão que pode – e deve – além da simples matemática eleitoral. O senador Rodrigo Cunha (União Brasil) pode ficar sem espaço para planos futuros no novo grupo político capitaneado pelo prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL) e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).O senador não aparece – literalmente – na foto que marca a nova aliança costurada a quatro mãos pelo prefeito e pelo deputado federal.

Ao lado de JHC e de Arthur Lira estão o deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça (União) e Davi Davino Filho (PP), dois aliados de Arthur Lira que concorreram contra JHC nas eleições municipais de 2020. E, ao lado deles, aparecem o deputado federal Fábio Costa (PP) e Galba Netto (MDB).

A ausência de Rodrigo, que estava na China, não foi por acaso. Houve até quem tentasse mudar a data da posse dos novos secretários do município, realizada na sexta-feira passada (28/4), para esperar pela chegada do senador. A sugestão não foi aceita e JHC e Arthur Lira decidiram realizar o ato sem Cunha.

O senador, que disputou o governo contra Paulo Dantas em 2022, perdeu visivelmente protagonismo na oposição ao Palácio dos Palmares e terá que buscar espaço próprio.

A definição dos candidatos majoritários para as eleições estaduais de 2026 será, dentro do grupo, de JHC e de Lira. E, no cenário atual, segundo vários interlocutores, Rodrigo não teria espaço, nem apoio, para disputar a reeleição para o Senado no grupo.

A vaga de senador deve ser disputada por JHC ou por Arthur Lira. E nessa perspectiva o vice de João Henrique Caldas, nas eleições de 2024, seria escolhido também pelos dois. Nesse caso, o nome indicado para disputar a reeleição com JHC seria do PP. Restaria a Cunha se reposicionar politicamente dentro do grupo, buscando construir outra alternativa para 2026. A conferir.