Esportes

Alagoana Rayssa Brêda encerra ano com pódio em Aracaju/SE

Triatleta foi 2º lugar em sua categoria, 5° lugar feminino entre as amadoras e 10º melhor atleta geral do IronMan 70.3, garantindo vaga para o Mundial de Nice/França em 2026

Por Assessoria 07/12/2025 09h09 - Atualizado em 07/12/2025 09h09
Alagoana Rayssa Brêda encerra ano com pódio em Aracaju/SE

Em uma prova emocionante e desafiadora, a triatleta Rayssa Brêda encerra o ano conquistando o segundo lugar na categoria 35-39 e top 10 feminino no IronMan 70.3 realizado no último domingo (30) em Aracaju, Sergipe. A prova, que tem 1,9km de nado em mar aberto, 90km de ciclismo, finalizando com 21km de corrida, foi disputada em um ambiente desafiador, mas conhecido pela alagoana, que conseguiu a classificação pro mundial de Nice, na França, que será realizado em 2026.

“Fui fazer a prova leve, mas bastante focada, e o resultado foi melhor que o esperado. Aracaju tem um sabor especial, já que divido meus treinos entre ela e Maceió. Desta vez, tive a torcida especial de amigos e familiares, inclusive meus sobrinhos, que me motivaram mais ainda”, contou Rayssa.

Natural de Maceió e com raízes em Arapiraca, Rayssa treina sob a orientação do técnico Celso Fernandes, da CF Assessoria Esportiva, de Aracaju, e conta com acompanhamento nutricional e sessões de fisioterapia e de fortalecimento muscular.

“Dei uma ‘relaxada’ depois de Kona, até porque foi uma prova muito cansativa, difícil, e um resultado muito comemorado, fazendo treinos mais leves. Mas por incentivo, e pela vontade de competir na minha segunda casa, Aracaju, intensifiquei os treinos nas últimas duas semanas”, destacou Rayssa. Nem uma queda de bicicleta, ocorrida há 1 semana antes do evento, parou a alagoana.

A premiação é a coroação de um ano de superações e conquistas para Rayssa. Em outubro, ela participou pela primeira vez da distância completa do Ironman, na meca do Triatlo, Kona, no Havaí, onde completou a distância de 3,8 km de natação, 180km de ciclismo e 42,2 km de corrida em 10h57min07s, sendo o melhor tempo dentre as alagoanas participantes.

Focada, Rayssa faz um balanço 2025 e reflete sobre o futuro: “2025 foi um ano mágico, um ano de superações, pessoalmente, profissionalmente, e principalmente no triatlo. Destaco aqui a participação em Kona, meu primeiro full, conquistado em Florianópolis sem pretensão alguma. Digo que me libertei, me desafiei e a conquista da vaga em Nice me faz ver que 2026 será especial, e me sinto confiante, junto de todos que me ajudam nessa jornada, a encarar de frente mais esta etapa e tantas outras”, finalizou.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu