Notícias

IR ALÉM

Faculdade dispõe de pós-graduações lato sensu em Saúde e Ciências Humanas

“Ao fazer pesquisa de campo, me tornei uma pessoa e profissional mais completa”, conta professora de Publicidade e Propaganda

03/03/2022 16h04 - Atualizado em 03/03/2022 16h04
Faculdade dispõe de pós-graduações lato sensu em Saúde e Ciências Humanas
Lorenna Monteiro fez Mestrado, atualmente faz Doutorado e leciona na mesma instituição na qual foi aluna de Publicidade: a Unit/AL - Foto: Algo Mais



Por Anna Sales - Algo Mais Consultoria e Assessoria

Em 2015, a produtora audiovisual e de eventos Lorenna Monteiro iniciou os estudos em Publicidade e Propaganda, mas ainda não sabia se era mesmo essa carreira que desejava seguir. Ao decorrer da faculdade, cursada do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), ela começou a ajudar os colegas de curso e a participar dos eventos, chegando a coordenar três edições do mais famoso deles, o “É culpa da Mídia”. Foi assim que ela descobriu qual carreira gostaria de seguir: a acadêmica.

Logo, Lorenna conversou com seus professores e o tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi ampliado para se tornar sua pesquisa de Mestrado: Uma nova forma de criar um cinema que não objetifica o corpo humano, em especial o da mulher. Ela entrevistou vinte mulheres alagoanas que são do meio audiovisual. Eram fotógrafas, produtoras, roteiristas e diretoras. “Khora” se tornou um filme e o Mestrado foi defendido em 2020, durante a pandemia.

Mas os estudos não pararam apenas no Mestrado. Ela decidiu seguir para o Doutorado e continuar com essa pesquisa, mas agora tratando de mulheres periféricas. “Tive a ideia de tentar entender como a mulher periférica se enxerga sob o olhar da mídia. A minha linha de pesquisa é o visual, sobre a estética, imagem, audiovisual e mídia, mas dessa vez eu tenho um recorte de pesquisa diferente”, comenta Lorenna.

De aluna à professora

"Acredito que bons alunos são bons profissionais. É o que falo pros meus estudantes. Quando surgiu a vaga, eu estava finalizando meu Mestrado. Alguns professores estavam de licença por conta da pandemia, então entrei como substituta. E agora, em 2022, fui efetivada. O Mestrado fez toda diferença para isso, além de abrir outras portas: é um mundo além do trabalho. Eu amo conhecer histórias. E ao fazer pesquisa de campo, eu consigo ver a diferença na minha vida, pois hoje eu sou mais mais humana, uma profissional mais completa e complexa, porque eu tenho esse acesso a várias pessoas diferentes de mim”, conta.

Verônica Marques, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Unit/AL, assinala que essa busca pela continuação dos estudos visa alavancar a carreira profissional e aprofundar conhecimentos em uma área de estudo.

“Entre outras vantagens que podemos elencar estão melhores vagas e remuneração no mercado de trabalho; habilidades de trabalho em equipe e desenvolvimento de networking: ampliação de rede de contatos, com troca de informações relevantes baseadas na colaboração e ajuda mútua, possibilitando visibilidade profissional; acesso a técnicas e ferramentas de trabalho na área, assim como desenvolvimento do pensamento crítico”, frisa.

Onde estudar

A pró-reitora destaca que a Unit/AL dispõe de pós-graduações lato sensu em Saúde e Ciências Humanas, nas áreas de Arquitetura, Comunicação, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão, Nutrição, Perícia e Psicologia. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo www.unit.br/pos.
Para
os profissionais que se identificam mais com pesquisas e com a área acadêmica, os mestrados e doutorados são as escolhas mais acertadas. Embora tenham maior duração - com dois anos e quatro anos de duração, respectivamente -, estas modalidades trazem uma formação e uma interdisciplinaridade mais ampla.

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Sociedade, Tecnologia e Políticas Públicas da Unit/AL estão com inscrições abertas para seleção de candidatos até o dia 4 de março, com 17 vagas para o curso de Mestrado e 12 vagas para Doutorado. Ambos possuem duas linhas de pesquisa: linha 1 - Tecnologia, Ambiente e Saúde; e a linha 2 - Sociedade, Território e Políticas Públicas.

Os candidatos ao Doutorado devem ter Mestrado concluído e para o curso de Mestrado, devem ter a graduação concluída. O edital está disponível no link http://sotepp.unit.br/wp-conte... .

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu