Alagoas

GOVERNO-TAMPÃO

Decisão liminar da Justiça não impedirá eleição indireta no dia 2

Disputa já tem oito candidatos ao Governo e três candidatos a vice

Por Redação com sites 28/04/2022 16h04 - Atualizado em 29/04/2022 11h11
Decisão liminar da Justiça não impedirá eleição indireta no dia 2
ALE realiza eleição para governo-tampão na semana que vem - Foto: Divulgação

Mesmo com quórum insuficiente para abrir a sessão na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), apenas seis deputados compareceram, a eleição indireta para os cargos de governador tampão e vice-governador de Alagoas, marcada para a próxima segunda-feira, 02, foram confirmadas. O anúncio ocorre um dia após a Justiça suspender a votação com base em ação impetrada pelo PSB de Alagoas.

Na quarta-feira, 27, a juíza Ester Cavalcanti Manso decidiu suspender as eleições indiretas. Apesar disso, Bruno Toledo no cogitou a hipótese de a eleição não ocorrer e lembrou aos deputados presentes sobre a votação da próxima segunda.

A ação do PSB foi impetrada na quarta-feira (27) pede que seja declarada a inconstitucionalidade da lei que define as regras para a eleição indireta, assim como a anulação do edital e a suspensão da eleição. O partido questiona judicialmente o fato de a eleição indireta não estar sendo realizada para a escolha de uma chapa única, mas sim de candidaturas para governador e para vice, de forma separada. A ação também questiona o curto espaço de tempo para a realização do pleito e a ausência de discussão em relação às candidaturas.

Por meio de sua assessoria, o governador Klever Loureiro disse que a ação do PSB é um "ato inadequado e antidemocrático" e que o pleito segue em consonância com os princípios constitucionais.

CANDIDATOS - O instrutor de trânsito Jeová Evaristo da Silva e o professor Rafael Cordeiro do Nascimento oficializaram seus nomes como candidatos a vice-governador de Alagoas no pleito indireto no dia 26.

Na mesma data, o maceioense Wadeildo Jose Gomes Vasconcelos Bezerra, 47, técnico em radiologia, colocou-se à disposição para concorrer ao cargo tampão de chefe do Executivo alagoano. Ele registrou sua candidatura no protocolo da Casa e disputará, até o presente, com outros sete candidatos, dentre eles, os deputados Cabo Bebeto, Davi Maia e Paulo Dantas.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu