Notícias

Sabatina em dezembro

Ministros do STF criticam possibilidade de rejeição a Jorge Messias no Senado

Magistrados veem avanço de Pacheco como “descabido” e avaliam que Alcolumbre pode “passar do ponto” ao enfrentar indicação do Planalto

Por Redação com agências 28/11/2025 09h09
Ministros do STF criticam possibilidade de rejeição a Jorge Messias no Senado

Ministros do Supremo Tribunal Federal ouvidos pela CNN Brasil criticaram a possibilidade de o Senado rejeitar a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para a Corte. Embora exista preferência de parte do Senado pelo nome do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), integrantes do STF avaliam que Davi Alcolumbre (União-AP) estaria “passando do ponto” ao articular contra o indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A sabatina está marcada para 10 de dezembro.

Para os ministros, a decisão de acelerar o processo e tensionar a relação com o Planalto é “descabida”, especialmente porque Lula já sinalizou que não indicará Pacheco caso Messias seja rejeitado.

A avaliação interna é de que a disputa tende a deixar um ruído permanente entre o Senado e o STF, sobretudo porque, em 2023, Alcolumbre já havia dificultado o avanço de uma indicação, a de um ministro nomeado por Jair Bolsonaro, criando um desgaste duradouro. Até hoje, ambos mantêm relação fria.

Entre os ministros que estariam atuando favoravelmente a Jorge Messias estão André Mendonça, Gilmar Mendes e Flávio Dino.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu