Alagoas

Aumento de 122% na capital

Saúde inicia nova etapa do 'Maceió Unida Contra a Dengue'

Número de casos da doença no Município é maior do que o registrado no mesmo período de 2021

Por Redação com Ascom 03/05/2022 09h09 - Atualizado em 03/05/2022 09h09
Saúde inicia nova etapa do 'Maceió Unida Contra a Dengue'
Saúde intensifica ações de combate à dengue. - Foto: DVS/SMS

A Saúde iniciou, ontem (2), uma nova etapa do programa Maceió Unida Contra a Dengue com intensificação das ações de combate à proliferação do Aedes aegypti em 11 pontos, que contemplam os oito Distritos Sanitários do Município. O trabalho se fez necessário devido ao aumento de 122% dos casos notificados da doença em comparação com o mesmo período do ano passado. As ações seguirão até a próxima sexta-feira (6).

As atividades consistem na visitação de residências, pontos comerciais, prédios públicos e pontos estratégicos para a proliferação de criadouros (borracharias, ferros-velhos, galpões de reciclagem). Nesses locais, agentes de combate às endemias e de vigilância ambiental fazem inspeção para identificação de potenciais criadouros, borrifação, eliminação, tratamento e orientação à população. Também será realizado, esta semana, um mutirão de recolhimento de pneus em pontos estratégicos da cidade.

As ações foram desenvolvidas a partir dos dados registrados no último Levantamento de Índice de Infestação Predial, que apontou os bairros de Ponta Verde (11,59%), Gruta (9,58%), Jardim Petrópolis (7,62%), São Jorge (6,25%), Pinheiro (5,19%), Jaraguá (4,08%), Garça Torta (4%) e Prado (4%) com maiores índices de focos do Aedes aegypti.

O coordenador do programa de Controle do Aedes aegypti da Secretaria Municipal de Saúde, Erivaldo Raimundo, ressaltou o trabalho contínuo dos agentes de endemias em Maceió e alertou para a importante participação da população no controle do vetor.

“As ações de controle do Aedes aegypti acontecem durante o ano inteiro, mas a alta do número de casos notificados tornou urgente a intensificação desse trabalho. Pedimos para que toda a população denuncie locais que possam estar facilitando a proliferação desses vetores por meio do número 3312-5495. Essa colaboração é de extrema importância para a diminuição de casos de dengue”, disse.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu