Alagoas
Marcelo Queiroga participa de entrega de equipamento para tratamento do câncer na Ufal
Novo aceleador nuclerar vai dobrar o número de atendimento a pacientes com a doença
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga participa, hoje (16), da inauguração e entrega da obra de reforma do bunker, estrutura especial onde foi instalado o novo acelerador linear do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e entregar oficialmente o equipamento. O evento que marca um importante momento para a história do Hospital e também contará com a presença do reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, da vice-reitora Eliane Cavalcanti e do vice-presidente da Ebserh, Antônio César Rocha.
Segundo o professor Célio Rodrigues, superintendente do HU, o hospital investiu mais de R$ 1,8 milhão na reforma do bunker, com recursos próprios, sendo mais uma entrega do setor de infraestrutura do hospital, que há dois anos tem focado na melhoria da ambiência e recuperação de diversos setores.
“Esperamos avançar cada dia mais para cumprir nossa missão primordial que é a formação de recursos humanos de qualidade enquanto hospital de ensino que faz parte da estrutura do Ministério da Educação. Buscamos, portanto, atender aos anseios de nossos trabalhadores e prestar melhores serviços à população”, reforçou o superintendente Célio Rodrigues.
História de persistência
A entrega do novo acelerador linear é um benefício para a população, conquistado com muito empenho da gestão do HU e apoio de parlamentares, como a deputada Tereza Nelma. De acordo com o superintendente, a gestão anterior da Ufal não fez os projetos obrigatórios de reforma do bunker e como o edital do Ministério da Saúde (MS) estabelecia prazo, o HU perdeu o acelerador e foi excluído do Plano de Expansão em Radioterapia no SUS (PER-SUS).
“A deputada foi nossa voz junto ao Ministério da Saúde e com sua ajuda conseguimos trazer a equipe gestora do MS ao Hospital. Esse esforço evitou o descredenciamento do Cacon e que a radioterapia fosse fechada, já que o antigo acelerador estava em obsolescência e não poderia mais ser utilizado”, lembrou Rodrigues.
Foi feito um Termo de Ajuste de Conduta e a equipe do Hospital Universitário dedicou o trabalho desde a área da gestão à área da engenharia para conseguir montar a infraestrutura e estabelecer as condições necessárias para preparar o bunker e receber o acelerador.
O equipamento do HU foi adquirido com recursos do Ministério da Saúde por meio do PER-SUS.
Cacon mais ágil e pacientes com melhores condições
O Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do HU atende pacientes com câncer, encaminhados de várias regiões de Alagoas. O novo acelerador linear possui uma tecnologia mais avançada, permitindo diversas melhorias, das quais destaca-se o dobro da capacidade de atendimento. O número de procedimentos passará de 30 para cerca de 60 por dia.
O acelerador conta com sistemas computadorizados que permitem um cálculo de dose mais preciso, melhorando a qualidade do tratamento de radioterapia. Utilizando raios x de alta energia aplicados sobre o tumor, o equipamento é capaz de destruir células cancerígenas e, com sua tecnologia, preservar o máximo de tecidos saudáveis ao redor.
“A tecnologia do novo equipamento irá proporcionar uma melhor qualidade no atendimento e uma ampliação no número de vagas para usuários que precisam realizar sessões de radioterapia, um dos procedimentos utilizados para quem tem câncer, reduzindo-se o tempo que antes era gasto na confecção dos moldes de proteção para partes do corpo do paciente que não podem ser invadidas pela radiação”, destacou Célio Rodrigues.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Economia
Adesão ao Mutirão de Negociação Financeira vai até sábado
-
Caos no trânsito
Incêndio em ônibus interdita trecho da Avenida Fernandes Lima
-
Só para maiores de 16 anos
Câmara aprova projeto de lei que proíbe redes sociais para jovens na Austrália
-
Na Pajuçara
Fiscalização flagra despejo de concreto na rede de drenagem de águas pluviais
-
INSS BENEFÍCIOS
Previdência define regras para incluir auxílio-doença na aposentadoria