Alagoas
Abrigo em Jaraguá atende famílias afetadas pelas chuvas e viabiliza aluguel social
Atualmente, 34 pessoas estão no espaço com estrutura organizada, refeições diárias e acolhimento assistencial
Prevenção e assistência social são atos determinantes para auxiliar as famílias que estão sendo vítimas das fortes chuvas que vem atingindo a capital alagoana. Empenhados em salvar vidas e garantir segurança às pessoas que residiam em áreas de risco, a Prefeitura de Maceió e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) estruturaram um abrigo no bairro de Jaraguá, localizado na Travessa 13 de Maio.
A unidade de acolhimento tem sido um importante braço de apoio nessa rede montada pela Prefeitura com objetivo de proteger à população. A unidade conta com 120 vagas, oferece três refeições diárias e tem atendimento socioassistencial. Atualmente, o local está abrigando 34 pessoas.
As famílias abrigadas no local estão sendo atendidas pela equipe de Benefícios Eventuais do Centro de Atendimento Socioassistencial (CASA), para dar entrada no auxílio moradia, e em outros benefícios assistenciais, caso seja necessário.
Recurso para moradia – De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, 22 famílias já deram entrada para receber o auxílio moradia, que repassa uma contribuição mensal de R$ 250,00 que deve ser destinado ao pagamento de aluguéis em residências localizadas em áreas seguras. O benefício é concedido por um período de seis meses, podendo ser renovado por igual prazo.
A família da marisqueira Adriana Maria, de 32 anos, recebeu abrigo junto ao seu marido e seu filho de um ano. A família reside na orla lagunar. No local, uma assistente social realizou o atendimento, deu orientações sobre cuidados com a saúde, além de uma equipe ter lhe repassado informações sobre os benefícios assistenciais.
Para ter acesso ao abrigo, as famílias afetadas acionam a Defesa Civil de Maceió, no contato 199, para receberem os atendimentos necessários. Após o contato da família, a Defesa Civil fará o registro da ocorrência e a equipe da Diretoria Operacional irá até a residência dessas pessoas para verificar a situação e encaminhá-las ao abrigo. O prefeito de Maceió, JHC, já esteve no abrigo para acompanhar de perto todo o trabalho assistencial desenvolvido na estrutura.
Situação de rua – Para atender à população em situação de rua, a Semas disponibiliza a Casa de Passagem Familiar, a Casa de Passagem Manoel Coelho Neto, além da Casa de Ranquines, conveniada com a Prefeitura de Maceió.
Campanha – A Semas também iniciou uma campanha para arrecadar casacos, edredons, lençóis e roupas para as vítimas das fortes chuvas, que atingiram a capital alagoana nos últimos dias. Alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza também podem ser doados.
Pontos de arrecadação
SEMAS - Secretaria Municipal de Assistência Social, na Avenida Comendador Leão, n° 1383, Poço, das 8h às 14h;
Centro POP 1 - das 8h às 13h, na Avenida da Paz, 994 – Jaraguá;
Sede do Cadastro Único (CadÚnico), na Av. Menino Marcelo, SN – Serraria (ao lado da farmácia Drogasil), das 8h às 14h;
Defesa Civil de Maceió, na Rua Cônego João Barros Pinho, 107 – Pinheiro, durante 24h;
Maceió Shopping, na Av. Comendador Gustavo Paiva, 2990 – Mangabeiras, das 10h às 22h.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
AGRESTE
Ufal Arapiraca: pesquisa de ponta conquista financiamento em edital do CNPq
-
TURISMO
Alagoas apresenta Destination Wedding e Turismo de Luxo no Festuris, em Gramado
-
CRIME
Delator do PCC assassinado em aeroporto de SP havia chegado de Maceió, diz site
-
ECONOMIA
Refinaria da Petrobras vai transformar poluente em produto rentável
-
MEIO AMBIENTE
COP29: Brasil apresenta nova meta de reduzir emissões em 67% até 2035