Alagoas

Esporte

Atletas alagoanos conquistam vaga para disputar o Pan-Americano de Xadrez

Competição será disputada em Montevidéu, no Uruguai, a partir de 25 deste mÊs

Por Redação 07/06/2022 09h09
Atletas alagoanos conquistam vaga para disputar o Pan-Americano de Xadrez
Delegação alagoana em Natal-RN - Foto: Assessoria

Quatro estudantes-atletas de Alagoas conquistaram vaga no Pan-Americano de Xadrez, que será disputado em Montevidéu, no Uruguai, a partir do dia 25 de junho. As vagas foram disputadas durante o Festival Nacional da Juventude, que aconteceu em Natal-RN entre os dias 1 e 5 de junho. Foi a primeira vez que a competição foi disputada no Nordeste.

Paola Melissa Vilarins, da Creche Municipal Boa Vista, em Arapiraca, conquistou três medalhas de ouro. Foi Campeã Brasileira nas modalidades Blitz Sub 06, Rápido Sub 06 e Clássico Sub 06.

A estudante do Ifal Maceió, Luyse Acioli conquistou duas medalhas de ouro. Ela foi Campeã Brasileira nas categorias Blitz Sub 16 e Rápido Sub 16. Também ficou em 3º lugar no Ritmo Clássico, trazendo um bronze pra casa.

Raissa Moura, também do Ifal Maceió, conquistou o bronze na categoria Clássico.

Davi Albuquerque, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Prof. Maria de Lourdes Vieira, em Maceió foi vice-campeão brasileiro na categoria Blitz sub-06, conquistando a medalha de prata e ainda levou dois bronze, nas categorias Rápido e Clássico.

Alagoas foi representada por 21 estudantes-atletas sendo 10 de escolas públicas e 11 de escolas particulares. A delegação foi composta ainda por 4 técnicos e 13 acompanhantes. Foi a terceira maior delegação da competição. Representantes de todos estados brasileiros além do Distrito Federal estiveram presentes.

Categorias sub-6 até sub-20

Os enxadristas disputaram as categorias da sub-6 até a sub-20. A competição foi dividida em três modalidades: a blitz, com partidas de até 7 minutos; a rápida, com partidas até 30 minutos e a clássica, que podem ter partidas de até 3 horas. Cada estudante jogou em média 27 partidas.

No quadro geral de medalhas, Alagoas ficou na quarta colocação. Apenas 16 estados conseguiram pontuar e conseguir colocação.

“Foi um resultado importante para o estado. Alagoas vem tendo um bom desempenho escolar desde 2005 na modalidade em nível nordeste também nacional. O Xadrez em Alagoas está bastante difundido porque conta com apoios importantes como o da Federação Alagoana de Esportes Colegiais, a Faec”, destacou Jayme Miranda, presidente da Federação de xadrez do Estado de Alagoas (Fexeal).

A competição em Natal


Natal foi a cidade escolhida para sediar pela primeira vez na região Nordeste o Festival Nacional da Criança (Fenac) e Festival Nacional da Juventude (Fenaj), dois eventos simultâneos do Campeonato Brasileiro de Menores de Xadrez.

Cerca de 300 enxadristas de todo o Brasil participaram das competições entre os dias 1º e 5 de junho. Os melhores conquistaram vagas para o Campeonato Mundial na Geórgia, o Pan-Americano em Montevidéu e o Mundial da Juventude na Romênia. A premiação de troféus foi para os três primeiros colocados e medalhas até o 15º.

*Com Assessoria

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu