Alagoas
Corujão da Saúde já atendeu 40 mil usuários
Iniciativa está presente em 19 unidades de saúde da capital; secretária de Saúde de Maceió visitou três equipamentos
Com quase 40.000 atendimentos em pouco mais de sete meses de funcionamento, o Corujão da Saúde é uma iniciativa de sucesso da Prefeitura de Maceió. O projeto, que estende o horário de funcionamento das Unidades de Saúde até as 21h, representa um ganho em relação ao acesso dos usuários do SUS aos serviços de saúde.
A secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, visitou três dessas unidades na noite desta terça-feira (7) acompanhada da secretária-adjunta de Gestão em Saúde, Roberta Borges e da secretária-adjunta de Governança, Sônia Moura.
A primeira dessas unidades foi a Unidade Básica de Saúde (UBS) Tereza Barboza, no Eustáquio Gomes, uma das primeiras a contar com o Corujão da Saúde. De acordo com a diretora administrativa da Unidade, Michele Gama, o ganho para os usuários têm sido enormes.
“Nosso posto é referência não só para o bairro, mas para diversas localidades do entorno e o Corujão veio para somar e ampliar esses serviços que já oferecíamos com atendimentos médicos, ambulatoriais, acompanhamento de gestantes, atendimento nutricional, psicológico. Nossa população está bem assistida pela gestão municipal”, destaca Michele.
Vera Lúcia de Moraes e José Benedito de Sousa são usuários da UBS Tereza Barboza e moradores do Eustáquio Gomes e se dizem muito satisfeitos com o atendimento prestado pelos profissionais do local no horário estendido. Dona Vera Lúcia já precisou de um atendimento de emergência e relata que foi muito bem atendida pelos profissionais.
“Tive um problema no joelho e recebi todo o tratamento, acolhimento e assistência para o meu problema. Estão todos de parabéns”, contou Dona Vera.
A secretária de Saúde, Célia Fernandes, comemora o sucesso dos Corujões, que hoje conta com 19 unidades espalhadas pela capital.
“É muita emoção viver esse momento na saúde pública. Quando nós assumimos a gestão, a promessa do Prefeito JHC era implantar oito Corujões da Saúde, um em cada Distrito Sanitário e hoje já estamos com 19 e buscando ampliar esse número ainda mais. É uma iniciativa que deu certo, que melhora os indicadores de saúde de nossa capital, então nosso compromisso é sempre avançar”, comemora a secretária.
Outra unidade visitada pela secretária de Saúde foi a Unidade de Referência em Saúde (URS) Hamilton Falcão, no Benedito Bentes. Maria Calixto é uma usuária que aguardava atendimento na noite dessa terça-feira (8) e aprova a iniciativa da Prefeitura de Maceió.
“Sou moradora do bairro e hoje vim acompanhar meu neto a uma consulta e também sou paciente aqui do posto. Eu gosto muito desse horário noturno, pois facilita a vida da gente que se ocupa durante o dia, além do excelente atendimento dos profissionais daqui”, relata a usuária.
A última Unidade visitada foi a Unidade Básica de Saúde (UBS) Durval Cortez, no Prado. A secretária de saúde, Célia Fernandes e todos os participantes da visita foram recebidos no local com muita alegria e acolhimento pelos usuários e profissionais que atuam no local.
A diretora administrativa da UBS Durval Cortez, Patrícia Vieira, se sente muito satisfeita pela unidade ter sido escolhida para atender com o Corujão da Saúde. “Nossa demanda por atendimento noturno é grande, nossos usuários procuram bastante e estamos aqui disponibilizando todos os serviços como consultas, citologias, testes rápidos, farmácia, atendimento de enfermagem, entre outros para facilitar cada vez a vida e o acesso dos usuários aos serviços de saúde”, informou.
Serviços oferecidos nas Unidades
A população atendida nessas unidades pode contar com diversos serviços de saúde, como clínica médica, odontologia, pré-natal, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatites B e C e gravidez), puericultura, ginecologia, desenvolvimento infantil e do adolescente, saúde do homem, saúde do idoso, acompanhamento de doentes crônicos (hipertensão e diabetes mellitus), acompanhamento de hanseníase e tuberculose, aferição de pressão arterial e glicemia e vacinação. Além de dispensação de medicamentos e insumos.
Unidades com Corujão da Saúde
1. UBS Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica)
2. UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes)
3. UBS Hamilton Falcão (Benedito Bentes)
4. UBS José Tenório (Serraria)
5. UBS Durval Cortez (Prado)
6. UBS Pitanguinha
7. UBS Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra)
8. UBS Antônio de Pádua (Petrópolis)
9. UBS José Guedes de Farias (Santa Amélia)
10. UBS Djalma Loureiro (Clima Bom)
11. UBS Aliomar Almeida Lins (Benedito Bentes)
12. USF Jorge David Nasser (Ipioca)
13. USF Vanderli Maria de Andrade (Riacho Doce)
14. UBS Jardim São Francisco (Levada)
15. UBS Felício Napoleão (Jacintinho)
16. US Jorge Duarte Quintella Cavalcanti (Graciliano Ramos)
17. URS Walter de Moura Lima (Santa Amélia)
18. UDA Divaldo Suruagy (Barro Duro)
19. USF João Sampaio (Tabuleiro do Martins)
*Com Assessoria
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Incertezas fiscais
Reação negativa ao pacote de gastos faz Dólar disparar e Bolsa cair
-
Economia
Receita Federal abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
-
Rio Grande do Sul
Força-tarefa encerra buscas e confirma 10 mortes em acidente em Gramado
-
Programe-se
Confira horário de funcionamento das pistas de patinação em Maceió
-
Economia
Alta temporada em Maceió proporciona aumento na renda de trabalhadores informais e autônomos