Alagoas

PRESERVAÇÃO

Bairro de Jacarecica, em Maceió, ganha reserva de área de restinga

Comissão de Meio Ambiente e Urbanística da OAB/AL também homenageou entidades e personalidades que se destacaram na área

Por Redação 20/06/2022 18h06 - Atualizado em 20/06/2022 18h06
Bairro de Jacarecica, em Maceió, ganha reserva de área de restinga

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) realizou, na semana passada, dia 14, uma série de ações para marcar o Mês do Meio Ambiente. A entidade reuniu parceiros em sua sede, no bairro de Jacarecica, onde realizou ações educativas e inaugurou uma área de proteção de restinga na praia. Também houve homenagens a personalidades e entidades que se destacaram por suas atuações na área ambiental.

A programação teve início com palestras voltadas a estudantes da rede pública municipal de Maceió. O bate-papo foi conduzido por assessores do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA). Em seguida, houve a inauguração de uma área de proteção de aproximadamente 3,5 mil metros quadrados de restinga na praia de Jacarecica, na frente da sede da Ordem. Por fim, foram homenageadas 13 personalidades.

Para Gilvan Albuquerque, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Urbanística da OAB/AL, as ações propagaram a importância da preservação ambiental e mostraram que a Ordem tem atuado de forma cada vez mais presente na busca pelo equilíbrio ambiental. Albuquerque destacou que a parceria com outras instituições tem sido fundamental.

“O evento faz parte das comemorações do Mês do Meio Ambiente. Nossa comissão concentrou as atividades na OAB, com foco em educação ambiental, na distribuição de mudas e na preservação de áreas de restinga. A comissão vem tentando interagir com outros entes da administração pública, porque nós entendemos que esse deve ser um esforço coletivo”, acrescentou Gilvan Albuquerque.

Ives Leão, vice-presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, parabenizou a iniciativa da OAB, enfatizando que a realização de ações com caráter ambiental mostra que a entidade está efetivamente preocupada com a melhoria da sociedade. Para ele, ações como esta devem ser estimuladas.

“É uma satisfação estar nessa parceria com a classe dos advogados. Primeiro, porque essa iniciativa mostra que a entidade está preocupada com as causas ambientais. Uma iniciativa dessa, na frente de sua sede, só faz engrandecer a Ordem. A iniciativa mostra para os vários atores da sociedade civil que há áreas, inclusive urbanas, que a gente pode fazer a preservação”, pontuou Ives Leão.

A vice-presidente da OAB Alagoas, Natália Von Sohsten, destacou que a Ordem enxerga questões ambientais como prioritárias. “Nós entendemos que essa pauta deve receber atenção especial, porque estamos falando de um tema que impacta diretamente as nossas vidas”, complementou.

Além da OAB/AL, estiveram presentes representantes do Ministério Público Federal, do Ministério Público Estadual, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). A iniciativa contou com a parceria de empresas como Alagoas Ambiental, Shopping Cidade e Serraria Falcão.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu