Alagoas
Criança internada no HGE após afogamento em piscina de hotel tem melhora
O caso aconteceu na tarde de sábado, 9.
O pequeno Theo, de 3 anos, vítima de afogamento no fim de semana em Maceió, apresentou melhora no quadro de saúde de acordo com o Hospital Geral do Estado (HGE). A criança foi extubada na noite de terça-feira (12), e agora respira com ajuda de uma máscara de oxigênio. O estado dele ainda é grave.
O menino foi salvo por uma equipe dos bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), após se afogar na piscina de um hotel no Litoral Norte de Maceió. O caso aconteceu na tarde de sábado, 9.
Os médicos que estavam no local fizeram a reanimação da vítima, que depois foi entubada e transportada até o HGE.
A ação de resgate foi feita pela equipe do Falcão 05, que é o helicóptero de atendimento aero Metchko do SAMU e Corpo de Bombeiros que integra o programa Salva Mais, e é coordenado pelo Departamento Estadual de Aviação.
Acompanhamento
Nesta quarta-feira (13), o secretário de Estado de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, visitou Theo no hospital e conversou com a mãe dele, Paula Laryssa, que reside em Brasília. “Precisamos aguardar pelo menos 72 horas para uma nova avaliação e observar como a criança está se recuperando e verificar se o afogamento causou alguma sequela. Por agora, precisamos enaltecer o atendimento ágil feito pelo Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] e Corpo de Bombeiros de Alagoas, que, por meio do Programa Salva Mais, possibilitou que ele fosse trazido ao HGE para receber a assistência especializada”, declarou Gustavo Pontes de Miranda.
O presidente do Departamento Estadual de Aviação detalhou que as aeronaves têm papel fundamental na redução do tempo-resposta nas ocorrências. Em um caso de afogamento, mesmo com os populares atuando no local, é necessária rapidez para que um atendimento médico especializado possa ser iniciado antes da instalação de uma tragédia maior.
“Quando tomamos conhecimento, nossa equipe acionou imediatamente a aeronave do Salva Mais. Foram oito minutos de deslocamento até o bairro de Ipioca, onde está situado o hotel em que a criança estava hospedada. Se fosse uma viatura, seria muito difícil reverter esse quadro. Participaram desse atendimento um médico e um enfermeiro do Samu, dois bombeiros militares que atuaram diretamente na ocorrência e dois pilotos”, pontuou André Madeiro.
A coordenadora do Programa Salva Mais, Elaine Monteiro, ressaltou que a ação prova aos turistas a qualidade dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas. “É nossa obrigação cuidar dos alagoanos e dos turistas que estão em nossa terra. Isso comprova, mais uma vez, que vir à Alagoas é seguro, pois o turista tem à disposição assistência em saúde. O Salva Mais surgiu da necessidade de ampliar essa nossa assistência para todo o estado, de forma que a gente possa oferecer, por exemplo, em um acidente de trânsito, a chegada dos socorristas em tempo para salvar mais vidas”, concluiu Elaine Monteiro.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Feira Grande
Fiscalização flagra lixão, interdita área e multa prefeitura do interior em R$ 50 mil
-
ECONOMIA
Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE
-
CIDADANIA
Povos Warao recebem carteira de artesão e conquistam oportunidade de formalização e reconhecimento
-
BRASIL
Leilão da receita federal oferece produtos eletrônicos, roupas de grife e peças automotivas
-
INTERIOR
MEC classifica Penedo com Selo Ouro na alfabetização de crianças