Alagoas

SAIBA COMO

Alagoas oferece apoio para quem quer parar de fumar

Estado conta com 41 Núcleos de Apoio ao Fumante distribuídos em 13 municípios

Por Redação 18/01/2025 09h09 - Atualizado em 18/01/2025 11h11
Alagoas oferece apoio para quem quer parar de fumar

O vício em tabaco afeta milhões de pessoas no Brasil, causando dependência e doenças graves como câncer, problemas cardiovasculares e respiratórios, além de envelhecimento precoce e outros males. Para ajudar quem deseja abandonar o cigarro, a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) disponibiliza Núcleos de Apoio ao Fumante (NAF).

Tratamento e acolhimento

Nos núcleos, os pacientes recebem acompanhamento de uma equipe multiprofissional, com opções de terapia individual, em grupo e, se necessário, uso de medicamentos. O método segue uma abordagem cognitiva comportamental, que busca reverter hábitos associados ao tabagismo.

De acordo com Tâmara Oliveira, assessora técnica do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, o tratamento é focado no acolhimento sem críticas. “Realizamos sessões semanais no primeiro mês, quinzenais no segundo e mensais até completar um ano de acompanhamento. O objetivo é construir, junto com o paciente, estratégias para vencer o vício”, explica.

Ela ainda destaca os benefícios de deixar o cigarro. “A pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal, os pulmões funcionam melhor e o olfato e paladar se aprimoram. Quanto mais tempo sem fumar, menor o risco de morte por doenças relacionadas ao tabagismo.”

Como acessar os serviços

Interessados devem procurar o núcleo mais próximo de sua residência, onde serão acolhidos pela equipe. Dependendo da demanda, podem ser inseridos imediatamente em um grupo ou aguardar abertura de novas vagas. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Onde encontrar os núcleos

Alagoas conta com 41 Núcleos de Apoio ao Fumante em 13 municípios, incluindo Maceió, Arapiraca, Pilar e Palmeira dos Índios. Na capital, os núcleos estão em unidades como:

II Centro de Saúde (Poço);
Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Tabuleiro do Martins);
Clínica da Família José Aprígio Vilela (Benedito Bentes);
Unidade de Saúde João Paulo II (Jacintinho).
Os serviços são gratuitos e priorizam a qualidade de vida dos alagoanos que desejam se livrar do cigarro.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu