Ctrl S

Sobre o que você não sabe, mas que move sua vida digitalmente.

Samsung inicia produção de chips de três nanômetros

Novos semicondutores são mais poderosos e eficientes

Por Redação com sites 30/06/2022 17h05
Samsung inicia produção de chips de três nanômetros
Os líderes do centro de produção da Samsung comemoram a primeira produção de chips de 3 nanômetros | Foto: Divulgação/Samsung

A Samsung anunciou nesta quinta-feira, 30, que começou a produzir chips com tecnologia avançada de 3 nanômetros. A empresa sul-coreana é a primeira a iniciar a fabricação no mundo.

Comparado com os chips convencionais de cinco nanômetros, o dispositivo de três nanômetros, de primeira geração, pode reduzir o consumo de energia em até 45%, melhorar o desempenho em 23% e diminuir a área em 16%, informou a Samsung, em comunicado.

“Continuaremos a inovar ativamente no desenvolvimento de tecnologia competitiva”, disse Siyoung Choi, chefe de Negócios de Fundição da Samsung.

ESPAÇO - Atualmente, grande parte dos processadores utilizados nos celulares tem tecnologia de 5 nanômetros. E reduzir em 2 nanômetros representa algo muito significativo. Em cada milímetro quadrado de um chip existem cerca de 170 milhões de transistores. Quando você diminui o tamanho deles, aumenta a quantidade possível no mesmo espaço.