Tic Tac Tic Tac / Por Enio Lins

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

21 de dezembro: em 2012, muita gente achava que o mundo acabaria naquele dia

Por Enio Lins 21/12/2022 08h08 - Atualizado em 21/12/2022 08h08
21 de dezembro: em 2012, muita gente achava que o mundo acabaria naquele dia

21 de dezembro de 2012 – O dia que o mundo não acabou! O esoterismo militante havia espalhado pelo planeta uma interpretação do Calendário Maia dando conta que o fim dos tempos seria naquela data.

A expectativa foi tanta que a NASA (agência espacial americana) teve que emitir um comunicado oficial, com divulgação mundial, explicando cientificamente que as interpretações das inscrições maias não tinham relação com nenhum fenômeno material, na terra ou no espaço, que corroborasse as fantasiosas hipóteses previstas.

Informa o site sitedecuriosidades.com: “O dia 21 chegou, as tempestades solares não vieram e a vida seguiu normalmente. No Brasil, a cidade de Alto Paraíso, em Goiás, recebeu milhares de pessoas místicas no dia do fim do mundo que não aconteceu. Assim, a única coisa que realmente se deu foi uma explosão de turismo e arrecadação das redes hoteleiras em cidades conhecidas pelo misticismo e o esoterismo”.

A BBC Brasil explicou, em sua edição digital do dia 17/12/2012: “As interpretações de que o fim do mundo ocorreria no dia 21 de dezembro de 2012 partiram de dois monumentos maias: a Estela 6 (uma espécie de totem), do antigo assentamento de Tortuguero (no Estado de Tabasco, no sul do México) e a Estela 1 de Cobá, em Quintana Roo. Além disso a próxima sexta-feira é o último dia do calendário criado pelos maias. Ou seja, não há registro do que viria depois disso”.