5 de abril: em 1968, os militares golpistas proíbem a Frente Ampla
5 de abril de 1968 – A ditadura militar brasileira proíbe a existência da Frente Ampla, movimento civil criado para defender o retorno da Democracia.
Carlos Lacerda, o maior articulador civil do golpe, lançou a ideia da Frente Ampla em 1966, quando percebeu que não havia espaço nem para civis nem para eleições diretas na agenda dos militares que assaltaram o poder em 1º de abril de 1964.
O ex-governador da Guanabara convenceu os ex-presidentes Juscelino Kubistchek e João Goulart, então cassados e exilados, a formarem a Frente Ampla pelo retorno da Democracia, e os militares responderam decretando a ilegalidade da Frente Ampla e, em seguida, cassando os direitos políticos e prendendo Carlos Lacerda.
Esses três líderes civis morreriam em datas aproximadas, no auge do terror da ditadura, época em que os militares golpistas latino-americanos realizavam conjuntamente a “Operação Condor”, destinada a assassinar oposicionistas em seus países, levantando suspeitas sobre as reais causas dos óbitos: Juscelino Kubitscheck, em agosto de 1976; Jango, em dezembro de 1976; Lacerda, em maio de 1977.
últimas
-
Até o dia 8 de janeiro
Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual começa nesta segunda-feira
-
210 anos de Maceió
Maceió celebra aniversário com maior volume de investimentos públicos da história
-
Principal causador de bronquiolite
Maceió inicia vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório para gestantes
-
Atenção, motoristas
Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (7)
-
Polícia
Suspeito de pilotar moto furtada é preso após colisão durante perseguição em Maceió



