12 de abril: em 1961, o primeiro ser humano viaja no espaço
12 de abril de 1961 – Yuri Gagarin, piloto russo, se torna o primeiro ser humano a viajar ao espaço sideral. A bordo da nave Vostok I, consegue deixar a atmosfera terrestre e seu retorno, são e salvo, se constituiu na maior conquista soviética depois da II Grande Guerra.
Era o tempo da Guerra Fria, URSS e Estados Unidos disputavam palmo a palmo o mundo físico e o universo da ciência e tecnologia. Todo avanço de um e outro lado era propagandeado com força, em reafirmação da “superioridade” do sistema de cada bloco.
No campo aeroespacial, apesar da NASA ter absorvido (e absolvido) o cientista alemão Von Braun (responsável pelas temíveis bombas V2 nazistas), no ano de 1957, a URSS fez o primeiro gol ao colocar em órbita a cadela Laika, mas ela morreu no retorno ao planeta.
Yuri Gagarin foi o golaço. O primeiro ser a ir e voltar com vida ao espaço era um jovem militar simpático, filho de kolkosianos (agricultores de uma fazenda coletiva), membro do Partido Comunista. Verdadeiro cartão-postal-sideral.
Em terra firme, Gagarin deu uma volta triunfal ao mundo, visitando – entre outros países – os Estados Unidos, Inglaterra, Cuba. Foi entusiasticamente recebido no Brasil, onde passou duas semanas, em julho de 1961. Esteve no Rio, São Paulo e Brasília, sendo condecorado pelo então presidente Jânio Quadros.
últimas
-
ALAGOAS
Maceió avança com obras para fazer do Porto referência turística e cultural
-
CLIMATEMPO
Alagoas enfrenta ventos intensos até este domingo
-
As Teorias de Crescimento Econômico: Interpretações para o Crescimento Sustentável em Alagoas
-
POLÍCIA
Primos são presos com artefatos explosivos após denúncia no bairro de Santa Lúcia
-
SAÚDE
Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais