13 de abril: em 1977, desaba o Pacote de Abril sobre a cabeça do povo
13 de abril de 1977 – Imposto, pela ditadura militar brasileira, o Pacote de Abril: Fechamento do Congresso Nacional para que um balaio de leis autocráticas fosse outorgado pelo general-presidente de plantão, Ernesto Geisel.
Evitar um massacre eleitoral era o objetivo central do Pacote de Abril, pois nas eleições de 1974 os militares e seus civis amestrados foram duramente castigados pelos votos oposicionistas, numa derrota sentida.
Geisel, general de extrema-direita, enfrentava na tropa grupos tresloucados de extrema-extrema-direita, formados por assassinos que queriam matar mais, torturadores que queriam torturar mais e ladrões que queriam roubar mais.
Na oposição civil, os nomes mais respeitados não só se posicionavam contra a ditadura como aumentavam o tom das denúncias, apontando as torturas, os assassinatos e a corrupção no governo federal, e essas verdades ganhavam mais votos a cada eleição.
Nesse imprensado, Geisel e seus aliados meteram goela abaixo da Nação um Frankenstein institucional que contou, inclusive, com a criação da figura do “senador biônico” para ocupar – sem voto – um terço do Senado.
últimas
-
Até o dia 8 de janeiro
Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual começa nesta segunda-feira
-
210 anos de Maceió
Maceió celebra aniversário com maior volume de investimentos públicos da história
-
Principal causador de bronquiolite
Maceió inicia vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório para gestantes
-
Atenção, motoristas
Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (7)
-
Polícia
Suspeito de pilotar moto furtada é preso após colisão durante perseguição em Maceió



