4 de maio: em 1994, israelenses e palestinos assinam o Acordo de Oslo
4 de maio de 1994 – Firmado entendimento histórico entre Israel e OLP (Organização pela Libertação da Palestina) reconhecendo a autonomia dos palestinos e seu autogoverno na Faixa de Gaza e Jericó. Assinado por Yitzhak Rabin e Yasser Arafat, foi o primeiro compromisso do chamado Acordo de Oslo, o mais importante acordo para a paz na dita Terra Santa.
Graças aos tratados assinados no Acordo de Oslo, Rabin (primeiro-ministro israelense) e Arafat (líder palestino), juntamente com Shimon Perez (presidente de Israel), receberam o Prêmio Nobel da Paz de 1994. Mas a paz nunca chegou no Oriente Médio.
Yitzhak Rabin, nascido em Jerusalém, general, herói de guerra, estadista habilidoso, foi assassinado em novembro de 1995 por um terrorista judeu que discordava do Acordo de Oslo e o considerava traidor. Yasser Arafat, depois de – a duras penas – conseguir a formação da Autoridade Palestina, foi confinado em 2002 pelo exército de Israel em Ramallah, e morreu misteriosamente em novembro de 2004. E o derramamento de sangue segue...
últimas
-
Até o dia 8 de janeiro
Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual começa nesta segunda-feira
-
210 anos de Maceió
Maceió celebra aniversário com maior volume de investimentos públicos da história
-
Principal causador de bronquiolite
Maceió inicia vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório para gestantes
-
Atenção, motoristas
Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (7)
-
Polícia
Suspeito de pilotar moto furtada é preso após colisão durante perseguição em Maceió



