Artigos/Crônicas

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

Mentalidade fixa ou de crescimento

Por Janguiê Diniz 03/01/2024 13h01
Mentalidade fixa ou de crescimento

Antes de qualquer mudança, é preciso saber onde você está. Se quer ir a Orlando, por exemplo, é necessário saber o ponto de partida para, então, decidir qual rota tomar. Da mesma forma, se quer mudar para uma mentalidade de riqueza, deve, antes, saber com qual mentalidade está agindo naquele momento. O primeiro passo para descobrir é saber um pouco mais sobre os tipos de mentalidades mais comuns e como isso influencia nas decisões e nos resultados.

É possível perceber qual é o tipo de mentalidade de alguém com base apenas no comportamento, nos resultados e, especialmente, na reação de uma pessoa diante do fracasso e do sucesso. Segundo a psicóloga e escritora Carol Dweck, podemos dividir as pessoas em dois grandes grupos básicos de acordo com os tipos de mindset: as pessoas com mentalidade fixa e as pessoas com mentalidade de crescimento.

O mindset fixo é a crença de que nossas características e habilidades não podem ser mudadas. Entre outros desajustes, essa ideia pode levar o indivíduo a pensar: “eu sou assim e não posso mudar”, o que é um dos principais obstáculos ao crescimento pessoal e ao sucesso. Em geral, pessoas com essa mentalidade costumam ter dificuldade de se adaptarem a mudanças e enfrentarem desafios, pois acreditam que não têm o que é preciso para ter sucesso. Elas acham que não são capazes de realizar algo que esteja fora da sua rotina, que esteja além das suas capacidades já conhecidas. Às vezes, por terem baixa autoconfiança, sequer enxergam as próprias qualidades e potencialidades.

Por outro lado, o mindset de crescimento é a crença de que podemos melhorar e aprender novas habilidades. Pessoas com esse tipo de mindset são adeptas do que chamamos atualmente de lifelong learning, ou educação continuada, que defende o aprendizado e sustenta a ideia de que os estudos devem ser permanentes e que podemos e devemos aprender sempre. Isso nos leva a buscar aprendizado e desenvolvimento constantemente e gera um impulso na direção do crescimento pessoal e do sucesso. Os novos desafios e as mudanças são encarados como oportunidades de aprendizado, desenvolvimento e crescimento, em vez de como ameaças ou obstáculos. Desse modo, quem tem esse mindset tende a enfrentar os desafios e contratempos com entusiasmo, pois acredita que são elementos que ajudam a aprender, crescer e prosperar.

Importa ressaltar aqui que a programação mental não é imutável. Assim sendo, mesmo que alguém tenha se condicionado a uma mentalidade fixa, pode trabalhar para torná-la ilimitada e de crescimento. Esse é um passo importante no desenvolvimento pessoal e profissional para quem deseja alcançar novos níveis na vida e nos negócios.

*Janguiê Diniz - Fundador e presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo