Cultura

Quinta do Vinil: Pub Treze estreia novo projeto homenageando o Bar do Paulo

Se estivesse aberto hoje, o estabelecimento faria 49 anos nesta sexta-feira (16)

Por Redação com Assessoria 17/09/2022 13h01
Quinta do Vinil: Pub Treze estreia novo projeto homenageando o Bar do Paulo

Setembro é um mês marcante — a virada do inverno para a primavera. Neste 2022, todos e todas nós precisamos realmente de novos ares.

Pensando nisso, o bar alternativo Pub Treze (@pubtreze), localizado em Arapiraca-AL, estreou exatamente neste mês o seu mais novo projeto: o "Quinta do Vinil".

Como o próprio nome sugere, todas as quintas-feiras serão dedicadas a este formato que aparenta estar voltando com tudo — no Reino Unido, por exemplo, os LPs já superam as vendas de jogos de Playstation e são a segunda mídia física mais vendida em terras do agora Rei Charles III.

Por aqui, em terras tupiniquins, o gosto pela “bolacha” aos poucos está voltando, fazendo novos adeptos. E o Pub Treze, antenado aos movimentos culturais que permeiam nossa vida, resolveu aderir também a este horizonte que se configura.

Mais que isso: com o “Quinta do Vinil”, o estabelecimento alternativo homenageia outro, o Bar do Paulo, famoso no Agreste alagoano pelas noites e madrugadas de efervescência artística na cidade.

O local foi palco de inúmeros encontros entre as décadas de 1970 e 2010, onde ouviam-se jazz, blues, música africana e erudita, MPB e rock, além debates políticos, filosóficos, poéticos e sobre literatura e cinema nacional e de fora.

Inclusive, nesta sexta-feira (16), se estivesse aberto, o bar faria 49 anos de existência. Mas, segundo Alysson Galdino, proprietário do Pub Treze, o Bar do Paulo ainda vive.

“Considero o Paulo uma razão muito legítima para me inspirar. Ele, o Paulo do Bar, foi um empreendedor real aqui da nossa cidade, investindo seu tempo, energia e sonho nas pessoas e para as pessoas — e para mim, em particular. Resolvi deixar clara a minha inspiração no Paulo, criando essa programação chamada ‘Quinta do Vinil’. O cliente/amigo pode vir com seus próprios discos para ouvir aqui ou simplesmente vir e curtir os nossos. Somos uma casa nova inspirada em um lugar antigo, em tudo que é eterno. A ideia é revalorizar o que já existia no Bar do Paulo, sobretudo, o bom papo. Assim, o Pub Treze se propõe a recontar essa história, criando uma nova narrativa. O Bar do Paulo vive”, diz Galdino.

A homenagem é mais que merecida, pois o incentivador cultural Paulo Lourenço da Silva (falecido em 14 de outubro de 2021, aos 89 anos) formou diversas mentes arapiraquenses em uma época de obscuridade intelectual e flertes constantes com a privação do sonho coletivo e da liberdade, diante do Golpe Militar brasileiro.

O Bar do Paulo tudo tocava: as pessoas, as conversas, as músicas. Tudo era tato.

Agora, foi passado o bastão em novas mãos. O Pub Treze fica situado na Praça Santa Cruz (acima do Memorial da Mulher Ceci Cunha), no bairro do Alto do Cruzeiro, em Arapiraca.

O mais novo point dos amantes de vinil da região conta, ainda, com a presença semanal do colecionador arapiraquense Iran Silva, com seu projeto "Radiola 3 Em 1", que oferta discos para compra no local.

Vida longa ao Pub Treze! Paulo do Bar segue nos guiando.