Cultura
Seminário relembra o legado de Lampião 85 anos após sua morte
O desembargador Tutmés Airan e o juiz Claudemiro Avelino participam do seminário "Lampião e a Verdade Histórica", na próxima sexta-feira (28), no auditório da Uninassau, no Farol, em Maceió. O evento está marcado para as 16h e a entrada é gratuita.
Tutmés Airan fará a mediação dos debates, enquanto Claudemiro, que é historiador e curador do Centro de Cultura e Memória do Poder Judiciário, será um dos debatedores. O evento é uma ação conjunta do Judiciário, Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) e Uninassau.
O objetivo é proteger a História enquanto ciência, e abrir o espaço para o debate amplo e democrático. Os outros debatedores são o jornalista e historiador João Marcos Carvalho, do IZP, e o professor-doutor e historiador Josival Nascimento, da Uninassau.
Morto há 85 anos, no dia 28 de julho de 1938, por uma patrulha volante da polícia alagoana em terras sergipanas, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, é o personagem mais notório do Nordeste, superando, em matéria de fama, até mesmo padre Cícero Romão Batista, o ícone religioso da região.
Segundo a Fundação Joaquim Nabuco (PE), existem hoje 1.138 livros publicados sobre as atividades do Rei do Cangaço e seus cabras. Somam-se a eles 38 filmes de longa metragem, dezenas de documentários e incontáveis peças teatrais, além de milhares de livretos de cordel.
O advento da internet e das redes sociais permitiu que, ao longo dos anos, inúmeras interpretações sobre o tema fossem colocadas a público, tornando-o controverso e polêmico.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
TRAGÉDIA
MP cobra informações sobre ônibus envolvido no capotamento em União
-
Fiscalização
IMA identifica irregularidades em granjas clandestinas do Agreste durante a FPI
-
Enem dos Concursos
CNU: notas de candidatos reintegrados estão disponíveis
-
Despejo irregular de esgoto
Polícia Civil indicia hotel em Maceió e funcionários por crime ambiental
-
Previsão do tempo
Semarh emite alerta para pancadas de chuvas e rajadas de vento em Alagoas