Cultura

PALESTRA

Leandro Karnal fala sobre como preparar estudantes para um mundo que ainda não existe?

Por Redação com assessoria 02/08/2023 15h03 - Atualizado em 02/08/2023 16h04
Leandro Karnal fala sobre como preparar estudantes para um mundo que ainda não existe?

O Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, foi palco, nesta terça-feira (1º), do Congresso Estadual de Educação, evento que reuniu centenas de profissionais da rede estadual de ensino para debater sobre a Educação em Alagoas. Com uma vasta programação, o congresso mobilizou professores, coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino e gestores escolares, além de toda a equipe técnica das Gerências Especiais da Educação (GEEs).

Além da distribuição de livros didáticos que vão apoiar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores do Ensino Fundamental, aprimorando, assim, o processo de ensino e aprendizagem, o evento realizado em parceria com a Editora Veloz também contou com a palestra do professor, historiador e filósofo Leandro Karnal.

Rememorando sua trajetória de 41 anos de magistério, o palestrante relatou várias experiências e desafios, discorrendo sobre aspectos como protagonismo e liderança. Para o também escritor, as tarefas de quem resolveu abraçar a profissão ‘vão muito além da sala de aula’.

“O mundo é líquido. As relações, voláteis. A mudança ocorre, e isso independe da minha vontade. Portanto, como preparar nossos alunos para um mundo que ainda não existe? Por isso é que precisamos preparar a melhor comida, o melhor banquete, mas não empurrá-lo goela abaixo. Afinal, educar é construir pontes, enquanto nós, professores, somos sempre o aluno mais velho”, salientou Karnal, que emocionou a todos ao homenagear uma professora da rede estadual.

É que Sebastiana Vilela, coordenadora pedagógica da Escola Humberto Mendes, localizada no município de Palmeira dos Índios, completou 50 anos de magistério, sendo 22 deles na Educação Estadual, e recebeu das mãos do palestrante um buquê de flores.

“A palestra foi maravilhosa. Eu passaria o dia inteiro ouvindo o Leandro Karnal, porque ele transmite aquilo que a gente precisa ouvir. Levarei paz, coragem, força, harmonia, sabedoria e discernimento para os meus alunos, para que eles possam efetivamente dar o seu melhor, como frisou Karnal. Afinal, nossa missão é grandiosa. Não à toa, somos responsáveis pelo futuro de toda uma geração”, comentou a professora, destacando o alcance da iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Momento de celebração


O secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, em discurso que abriu oficialmente o evento, reforçou a importância da tarefa assumida por todos aqueles que escolhem a educação como missão de vida.

“É um momento de muita alegria e celebração para todos nós. É uma honra estar aqui com vocês, professores e professoras, e demais profissionais da educação. Fazer educação não é fácil, mas quando a gente se dedica, quando a gente ama o que faz, a gente olha para o outro e enxerga seu potencial, o potencial de evoluir como ser humano. Por isso é que temos trabalhado para ofertar cada vez mais oportunidades para todos por meio da educação”, afirmou o secretário, reforçando o compromisso do Governo de Alagoas com a permanente valorização do servidor.

O congresso contou, ainda, com as presenças do secretário-executivo de Gestão Interna, Adaelson Correia, do secretário de Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, Daniel Marinho, da secretária especial de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Sueleide Barbosa, e do presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-AL), Djalma Barros, além dos reitores da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Henrique Costa e Carlos Guedes, respectivamente.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu