Cultura
Décima edição do Festival Música em Trancoso realizará jornada cultural pelas notas brasileiras e eruditas
Entre os dias 4 e 9 de março, o Festival Música em Trancoso chega à sua décima edição, e promete trazer uma experiência única de celebração cultural. Idealizado por Reinold Geiger como um agente de transformação para a região, o projeto tem o Teatro L'Occitane como palco, uma obra de arte projetada exclusivamente para o evento.
Neste ano, a programação especial destaca a riqueza da música popular brasileira, com o maestro Carlos Prazeres não apenas regendo a Orquestra Sinfônica da Bahia, OSBA, mas também atuando como curador, trazendo um repertório que conta com grandes nomes da música brasileira.
O festival promete oferecer o melhor da música erudita, ao longo de cinco dias, a programação reúne artistas renomados de diferentes gêneros musicais. No primeiro dia (4 de março), o violonista Pablo Sàinz-Villegas, considerado o maior da atualidade, realiza um recital aberto ao público durante o pôr do sol na Igreja do Quadrado, às 18 horas.
No dia 5 de março, às 20 horas, a primeira parte do concerto "Porgy and Bess" conta com solistas como Marly Montoni (Soprano), Ednéia Oliveira (Contralto), Geilson Santos (Tenor), Davi Marcondes (Barítono) e a participação especial da cantora e compositora Luedji Luna com seu repertório.
Na quarta-feira (6 de março), a OSBA compartilha o palco com dois celebrados instrumentistas: Pablo Sàinz-Villegas no violão e Cristian Budu no piano, que também se apresenta no quarto dia do festival com um recital. As escolhas musicais para ambos proporcionam uma entrada excepcional à música clássica.
Além disso, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o tradicional São João sinfônico da Orquestra Sinfônica da Bahia inclui a presença feminina de Mariana Aydar e Lívia Mattos, com participação especial da cantora Elba Ramalho.
O encerramento do festival, em 9 de março, destaca o espetáculo "Beleza Pura - Caetano Sinfônico", uma homenagem especial a Caetano Veloso, co-dirigida por Carlos Prazeres e Moreno Veloso, com participações especiais de Mariene de Castro, Moreno Veloso, Lazzo Matumbi, Mãeana e do coletivo Outras Vozes.
Destaque no cenário da música clássica brasileira, a OSBA foi vencedora do Prêmio ‘Profissionais da Música 2023’ na categoria 'Orquestras Sinfônicas', sendo reconhecida como a melhor do país. Carlos Prazeres, renomado maestro brasileiro à frente da OSBA desde 2011 e curador do festival Música em Trancoso, espera proporcionar noites memoráveis, repletas de música erudita e popular, enaltecendo artistas expoentes do Brasil e do cenário mundial.
Para incentivar a comunidade local, além dos espetáculos no Teatro L’Occitane, o festival desenvolve um programa de atividades ao longo do evento, incluindo masterclasses e oficinas de música para a comunidade local. A proposta visa movimentar a comunidade, gerar empregos e novas oportunidades aos moradores da região.
O Festival de Música em Trancoso segue a lei de incentivo à Cultura e é apresentado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio do Santander Brasil. Os ingressos estão disponíveis na plataforma do Sympla, com valores especiais para os moradores da região.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
TRAGÉDIA
MP cobra informações sobre ônibus envolvido no capotamento em União
-
Fiscalização
IMA identifica irregularidades em granjas clandestinas do Agreste durante a FPI
-
Enem dos Concursos
CNU: notas de candidatos reintegrados estão disponíveis
-
Despejo irregular de esgoto
Polícia Civil indicia hotel em Maceió e funcionários por crime ambiental
-
Previsão do tempo
Semarh emite alerta para pancadas de chuvas e rajadas de vento em Alagoas