Cultura

Arte e História

Museu da Sanfona em Dom Inocêncio ressalta legado musical de uma terra de tradições

Inauguração promete celebração cultural com apresentações musicais e exposição de acervos históricos.

Por Redação com Assessoria 25/01/2024 13h01
Museu da Sanfona em Dom Inocêncio ressalta legado musical de uma terra de tradições

Os acordes inconfundíveis das sanfonas e a rica tradição musical que ecoam há mais de um século em Dom Inocêncio, no Piauí, agora ganham um espaço dedicado a homenagens e contemplação. Neste domingo (28/01), a "Terra dos Sanfoneiros" celebra a inauguração do Museu da Sanfona, um santuário que revela a história e o impacto cultural dessa arte, reconhecida mundialmente. A iniciativa, possível graças ao patrocínio da Enel Green Power, com apoio da Prefeitura local e doações individuais, representa um marco na preservação do patrimônio cultural da região.

A inauguração, com a presença de diversas autoridades, será marcada por um dia inteiro de festejos. Das 13h às 16h, a música dos sanfoneiros locais embalará a atmosfera, enquanto às 17h as portas do Museu da Sanfona se abrirão oficialmente para os visitantes, com entrada franca. Das 18h às 01h, um palco especial receberá uma série de shows, protagonizados por artistas locais e convidados especiais.

"A Enel Green Power, ao patrocinar esta iniciativa, fortalece a proteção e manutenção desse importante patrimônio cultural, unindo desenvolvimento econômico e social. A inauguração de um espaço que valoriza a cultura local, como o Museu da Sanfona, enche-nos de orgulho pelo seu significado para o território e suas tradições", destaca Débora Pinho, responsável de Sustentabilidade da Enel Green Power.

Dentro do Museu, os visitantes poderão explorar a história da "Terra dos Sanfoneiros" e o legado deixado por uma tradição transmitida de geração em geração, que deu origem a artistas reconhecidos nacional e internacionalmente. O acervo da exposição inclui fotos, objetos históricos e sanfonas antigas, como a que pertenceu ao pai de Luiz Gonzaga, Seu Januário. Uma sala de vídeo complementa a experiência, exibindo um documentário sobre a história do instrumento em Dom Inocêncio.

"O resultado desse trabalho de curadoria cuidadosa e minuciosa é motivo de grande alegria. Fazer parte deste projeto, que revela um pouco da tradição que tanto nos orgulha, é uma verdadeira realização de um sonho. Agradeço a todos pelo apoio, especialmente à Enel Green Power, por tornar realidade este espaço", ressalta Sandrinho do Acordeon, idealizador e curador do museu.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu