Economia
Oito dos nove estados do Nordeste consumiram menos energia em novembro
Queda está associada às baixas temperaturas na primeira quinzena do mês, que reduziram a dependência de equipamentos de refrigeração
O consumo de energia elétrica no Nordeste caiu em oito dos nove estados em novembro, em relação ao mesmo período do ano passado. A exceção foi o Maranhão, que registrou uma alta de 28%, a maior do país. Os dados preliminares são do Boletim InfoMercado Quinzenal, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica -- CCEE, que associa a redução às baixas temperaturas registradas nos primeiros quinze dias do último mês.
O resultado foi puxado pelo mercado regulado, segmento em que as residências e o comércio contratam seu fornecimento das distribuidoras. Esse ambiente costuma usar menos eletricidade em dias mais frios, quando é menor a dependência de equipamentos como os aparelhos de ar-condicionado.
Pernambuco registrou o maior declínio no comparativo anual, de 9%, seguido por Alagoas, onde houve recuo de 6%, e Paraíba e Rio Grande do Norte, ambos com 5% de retração. No caso do Maranhão, o crescimento está atrelado à demanda maior de uma única indústria da região, mas que é representativa frente ao consumo total do estado.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ALAGOAS
Maceió avança com obras para fazer do Porto referência turística e cultural
-
CLIMATEMPO
Alagoas enfrenta ventos intensos até este domingo
-
As Teorias de Crescimento Econômico: Interpretações para o Crescimento Sustentável em Alagoas
-
POLÍCIA
Primos são presos com artefatos explosivos após denúncia no bairro de Santa Lúcia
-
SAÚDE
Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais