Economia
Câmara aprova aumento do prazo para pagamento de empréstimo
Microempresas e Empresas de Pequeno Porte poderão ter agora até 72 meses para quitar dívida
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira uma das últimas medidas provisórias residuais do governo Bolsonaro, a MP 1139/2022. Seu texto prevê a expansão do prazo de pagamento dos empréstimos oriundos do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) de 48 para 72 meses. A medida serviu para resolver as inadimplências por aumento dos juros.
O Pronampe foi estabelecido em 2021, em meio à pandemia da covid-19. Ele abriu linhas de crédito que serviram para impedir pequenas empresas de quebrar durante os períodos de implementação de lockdown. Para muitas dessas empresas, porém, a situação criou uma dívida impagável: a taxa real de juros (Selic) em 2021 era de aproximadamente 6%, mas desde então subiu para mais de 13%.
Além de aumentar o prazo para o pagamento dos empréstimos, a medida prevê a possibilidade de adequação dos juros a uma taxa estabelecida pelo Ministério da Indústria e Comércio. “Essa medida trata de três temas de fundamental importância para o momento atual de nosso país: a oferta de crédito, geração de emprego e a inclusão social. São as pequenas e médias empresas atores importantes para a recuperação da economia. São elas que investem e geram empregos”, defendeu o relator Yury do Paredão (PL-CE).
*Congresso em Foco
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
BRASIL
Bets deveriam ser proibidas para 65% dos brasileiros, diz Datafolha
-
SEGURANÇA
CRB informa que Ministério Público e Polícia Militar pediram restrição de público em partida da série B
-
ACIDENTES
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu salvam vítima de afogamento na Pajuçara
-
MUNDO
Opositores denunciam ‘cerco’ do regime de Maduro na Embaixada da Argentina em Caracas
-
ALAGOAS
Maceió avança com obras para fazer do Porto referência turística e cultural