Economia
Restaurante não precisa comprovar que tem o melhor hambúrguer do mundo
Processado pelo Burger King por concorrência desleal e desvio de clientela, o restaurante Madero não terá a obrigação de comprovar em juízo que, a exemplo do que afirma em suas peças publicitárias, tem o melhor hambúrguer do mundo. A decisão foi confirmada pela 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, em julgamento na manhã desta terça-feira (21/3). A votação foi unânime, conforme a posição do relator, ministro Paulo de Tarso Sanseverino.
A obrigação de provar que tem o melhor hambúrguer do mundo foi imposta pelo juiz de primeiro grau que, diante da ação ajuizada, pediu de ofício a realização de perícia e transferiu esse ônus ao restaurante alvo da ação.
Para inverter o ônus da prova, aplicou o artigo 38 do Código de Defesa do Consumidor. A norma diz que a prova da veracidade e correção da comunicação publicitária cabe a quem as patrocina. O Madero recorreu e obteve decisão favorável no Tribunal de Justiça de São Paulo.
A corte estadual afastou a aplicação do CDC, pela ausência de relação de consumo entre Madero e Burger King. Além disso, pontuou que a inversão do ônus da prova, também admitida no artigo 373, parágrafo 1º do Código de Processo Civil, seria indevida.
Isso porque ela se destina a equilibrar a relação processual, na hipótese de obter a prova ao menor ônus e visando a melhor solução para o processo. Esse não é o caso dos autos, que envolve duas pessoas jurídicas de poder econômico parelho e que teriam a mesma dificuldade em provar a alegação de melhor hambúrguer do mundo.
Relator no STJ, o ministro Paulo de Tarso Sanseverino concordou e negou provimento ao recurso especial do Burguer King. Com isso, o ônus da prova fica nas mãos do restaurante que ajuizou a ação. Os custos da perícia, por sua vez, deverão ser divididos entre as partes.
*Conjur
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ELEIÇÕES 2026
Disputa pelo Senado em AL pode complicar vida de caciques políticos
-
Até o dia 8 de janeiro
Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual começa nesta segunda-feira
-
210 anos de Maceió
Maceió celebra aniversário com maior volume de investimentos públicos da história
-
Principal causador de bronquiolite
Maceió inicia vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório para gestantes
-
Atenção, motoristas
Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (7)



