Economia
Pindorama adquire unidade de beneficiamento de grãos, em Igreja Nova
Unidade vai envasar arroz cultivado por agricultores locais
Um encontro promovido pela Secretaria da Agricultura do município de Igreja Nova, na região do Baixo São Francisco alagoano, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e a diretoria da Cooperativa Pindorama, reuniu rizicultores locais para apresentação do novo investimento da empresa: uma unidade de beneficiamento de grãos que vao absorver a produção local e incrementar o desenvolvimento da região.
A reunião ocorreu no auditório da Secretaria de Educação de Igreja Nova, na tarde desta terça (11), contando com as presenças de cerca de 150 rizicultores, vereadores, o ex-prefeito da cidade, Neilton Silva; o secretário municipal de Agricultura, Vanderlei Dantas; a prefeita Vera Dantas, a secretária de Estado da Agricultura, Carla Dantas, além dos diretores Klécio Santos (presidente), Carlos Roberto Santos (vice-presidente) e Antônio de Oliveira (secretário), todos da Cooperativa Pindorama.
Localizada em Igreja Nova, a nova unidade fabril da Pindorama foi adquirida no início deste mês, resultado de um investimento em torno de R$ 15 mi. A fábrica vai absorver a produção de arroz dos rizicultores locais, gerando emprego e renda na região do Baixo São Francisco.
De acordo com o diretor-secretário da Cooperativa, Antônio de Oliveira, a unidade de beneficiamento de arroz da Pindorama tem capacidade de armazenamento de cerca de 5 mil toneladas de grãos, podendo ser potencializada, caso haja essa necessidade.
"Esse investimento vem nos possibilitar a ampliação de leque de desenvolvimento que nossa Cooperativa tem pleiteado. A atual capacidade condiz com a necessidade de momento, mas pode ser ampliada a partir do aumento da produção, que é nossa perspectiva", disse Oliveira.
A secretária de Estado da Agricultura, Carla Dantas, comemorou a novidade, enfatizando a importância dos investimentos realizados pela Pindorama. “Essa é uma boa notícia para os produtores de arroz do Baixo São Francisco, que está reacendendo a esperança da região. A fábrica é importante para Igreja Nova, dá garantia de compra para os rizicultores e movimenta a economia da região. Agora ela está com a Cooperativa Pindorama, que hoje é conhecida no Brasil inteiro, e que já sinalizou que vai comprar arroz dos produtores locais”, afirmou Carla Dantas.
De acordo com o diretor técnico da Secretaria de Agricultura de Igreja Nova, Edvaldo Muniz, o município tem em sua área rural cerca de 700 lotes no perímetro irrigado do Rio Boacica, que é ideal para o cultivo de arroz. "São aproximadamente 3 mil hectares de terras aproriadas para a rizicultura", afirmou Muniz.
Apesar do expressivo número de lotes, em apenas 255 deles são cultivados o grão. "A área onde há cultivo, atualmente, chega a 1 mil hectares, com uma capacidade para produzir cerca de 7 mil toneladas de arroz por ano", garantiu Muniz.
O presidente da Cooperativa Pindorama Klécio Santos, avaliou que, com a Pindorama tomando as rédeas do negócio, pela capacidade administrativa e a força da marca, logo essa produção ganhará ainda mais força.
"A representatividade e a confiança que a Pindorama conquistou no mercado certamente farão com o produtores de arroz de Igreja Nova ampliem seus cultivos, trazendo muito mais renda para a região, ampliando o cultivo de grão e a oferta de empregos diretos e indiretos, que é o nosso principal objetivo", falou Klécio Santos.
A Pindorama já conta em seu mix de produtos como os arrozes parboilizado e branco, passando, em breve, a também comercializar o arroz tipo 2, que será envasado na unidade de Igreja Nova, e o flocão de arroz, que será fabricado na Unidade de Beneficiamento de Milho e Cereais, localizada na Usina Pindorama.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ACIDENTE
Sesau mobiliza estrutura de emergência para vítimas de acidente na Serra da Barriga
-
LUTO
Governador decreta luto oficial de três dias após tragédia com ônibus na Serra da Barriga
-
BRASIL
Bets deveriam ser proibidas para 65% dos brasileiros, diz Datafolha
-
SEGURANÇA
CRB informa que Ministério Público e Polícia Militar pediram restrição de público em partida da série B
-
ACIDENTES
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu salvam vítima de afogamento na Pajuçara