Economia
Maceió recebe rota da empreendedora neste sábado na Associação Comercial
Morando em Portugal, a baiana Mayara Marinov tem se destacado como mentora de mulheres
“Empreender não é para todas. É para todas que têm coragem para começar”, dispara a baiana Mayara Marinov. Mentora e estrategista de negócios, escritora e palestrante, Mayara, 37, abriu mão da tão sonhada estabilidade de um concurso público para se tornar líder de uma empresa de cosméticos americana, no qual ensinava mulheres a empreender e conquistar sua liberdade financeira. Essa e outras histórias serão contadas em um evento na Associação Comercial de Maceió, neste sábado, a partir das 9h.
O número de mulheres empreendedoras vem crescendo no Brasil e chegou à marca histórica: a última pesquisa do Sebrae realizada com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, no terceiro trimestre do ano passado, havia 10,3 milhões de mulheres donas de negócios no país, o que representa mais de 34% dos empreendedores. “Não há mais tempo para o amadorismo. O empreendedorismo feminino não é - e nunca foi - um conto de fadas. O contrário do sucesso não é o fracasso, mas sim a desistência”, dispara.
“Para empreender é preciso ser uma pessoa inconformada, que não quer depender de emprego, de patrão... é para quem tem o desejo de construir sua própria história”, define. A ousadia e liberdade de viver no mundo dos negócios sempre falaram mais alto. Desde que decidiu adotar Portugal como morada, já liderou mais de 400 empresárias por lá e toda a Europa. Hoje, sua atuação não tem limites geográficos quando o assunto é inspirar e cutucar mulheres para que despertem o seu propósito.
Criadora do Business Mentoring Academy (BMA), plataforma de educação continuada para empreendedoras, Mayara já impactou mais de 10 mil mulheres com seus cursos, mentorias, palestras e encontros que vão muito além da motivação. Em imersões, remotas ou presenciais, que ocorrem em vários países, ela capacita empreendedoras com conhecimentos práticos de gestão – inclusive de tempo - compartilha ferramentas e conhecimentos para criar marcas com alma, reputação, aumentar vendas, lucros e realização, focando no negócio individual de cada mentorada.
Pela conexão e movimento que vem gerando com mulheres de várias partes do mundo, ela acaba de ser indicada à premiação internacional “Melhor do Brasil no Mundo 2023” na categoria melhor empreendedora. A cerimônia ocorrerá em Londres, no Palácio do Parlamento Britânico, em setembro deste ano. “Fico emocionada e feliz por representar o Brasil como empreendedora no exterior”, celebra a baiana que planeja um retorno breve à sua terra natal com o evento que se tornou sua marca registrada: a Rota da Empreendedora.
Realizado pela DTL GROUP PT, empresa que comanda a partir de Portugal, o evento é uma imersão internacional voltado para o fortalecimento do empreendedorismo feminino. A Rota da Empreendedora já acontece nos Estados Unidos, Dubai, Portugal entre outros países da Europa. A meta deste ano é expandir a atuação para o Japão e Angola. Antes, Mayara Marinov e sua equipe aportarão no Brasil, em abril. Neste mês de abril, a imersão já aconteceu em Salvador. Neste sábado, é a vez da quarta edição de Maceió. “A Rota é para todas as mulheres que já são donas do seu negócio ou sonham em tê-lo, que ousam viver seus sonhos e ser CEOs das próprias vidas, que não desistem até alcançar seus propósitos, com liberdade financeira e de tempo”.
Barulinho Bom:
No Brasil, Maceió foi a cidade escolhida para sediar as atividades do DTL Grupo. A holding comandada por Mayara Marinov tem como representante local a alagoana Milena Sampaio, que lidera a rede de empresária do estado e coordena o projeto que reúne mulheres de todo o mundo. A empresária alagoana Thais Borges, 45 anos, é uma das mentoradas que deu uma guinada na trajetória profissional depois que decidiu fazer parte da Rota da Empreendedora. Ela tem uma fábrica de alimentos saudáveis e foi pessoalmente entregar seus kits de snacks veganos e acabou saindo impactada.
“Eu fui dar um apoio e acabei recebendo muito mais. Saí de lá impactada com as histórias de mulheres que conheci”, conta a empresária que, no ano seguinte, depois de um reposicionamento de marca e de colocar em prática o que aprendeu sobre networking e gestão, foi ganhadora do prêmio Mulher de Negócios do Sebrae.
O perfil da Barulinho Bom no Instagram passou de 500 seguidores para mais de 5 mil e – o mais importante – a empresária segue se fortalecendo em um ambiente de sororidade também no mundo dos negócios. “Confesso que antes isso soava até meio falso para mim. Eu não achava que isso era possível, mas na prática é o que estou tendo o privilégio de viver, em rede com outras mulheres que se fortalecem mutuamente”, define a empresária que se tornou Embaixadora da Rota da Empreendedora em Maceió.
“Ao conhecer Mayara eu percebi que estava diante de uma porta gigantesa. Precisava de tudo um pouco que ouvi falar naquele evento e, desde então, venho me capacitando para virar a chave para o próximo nível”, avalia referindo-se à autora do livro Legado: Manual de uma Mentora Memorável. A meta é escrever uma história de sucesso coletivo. Pensando em potencializar a voz de outras empreendedoras, fundou a Editora Legado. “A nossa maior missão é transformar mentalidades, despertar propósitos e ajudar mais e mais mulheres a serem as melhores estrategistas do próprio negócio, potencializando vendas e lucros, mas sem perder a conexão com seu propósito e, assim, vamos deixando legados memoráveis no mundo”, conclui Mayara Marinov.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ACIDENTE
Sesau mobiliza estrutura de emergência para vítimas de acidente na Serra da Barriga
-
LUTO
Governador decreta luto oficial de três dias após tragédia com ônibus na Serra da Barriga
-
BRASIL
Bets deveriam ser proibidas para 65% dos brasileiros, diz Datafolha
-
SEGURANÇA
CRB informa que Ministério Público e Polícia Militar pediram restrição de público em partida da série B
-
ACIDENTES
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu salvam vítima de afogamento na Pajuçara