Economia
Cerca de 50 contadores participaram da ação do Contribuinte Arretado
Palestra aconteceu nesta sexta-feira (19) e abordou sobre Malhas Fiscais, Registro 1601, Parcelamento on-line e Cartão Amarelo
A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) promoveu, nesta sexta-feira (19), uma série de palestras sobre diversos procedimentos tributários, por meio do programa Contribuinte Arretado. O momento reuniu auditores fiscais do órgão e cerca de 50 contadores da região do sertão alagoano. O encontro aconteceu no Memorial Delmiro Gouveia, durante a primeira edição do Governo Trabalhando.
“Esse programa Contribuinte Arretado veio para trazer um novo olhar, tanto para a Sefaz, quanto para os contadores e os contribuintes. O fisco é essencial à administração pública e a arrecadação de imposto e só é rígido com os maus contribuintes. Então, a ideia do programa é promover melhorias e uma maior aproximação entre as partes envolvidas”, pontuou a secretária de estado da Fazenda, Renata dos Santos.
Na oportunidade, o secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy, enfatizou durante o evento: “A estratégia é simplificar a receita e modernizar os relacionamentos, e vocês são protagonistas desse momento. Contamos muito com vocês para que isso aconteça e traga benefícios para todos", disse.
As palestras deram oportunidade aos contadores para sanar dúvidas práticas e teóricas a respeito das Malhas Fiscais, Registro 1601, Parcelamento on-line e Cartão Amarelo. Segundo a superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira, o evento foi de grande importância, pois explicou sobre a execução de leis, decretos e instruções normativas vigentes em Alagoas.
“Esse evento foi significativo, porque geralmente não conseguimos ir até o sertão. Então, levar essa interação para os contadores, reforçar o programa Contribuinte Arretado e esclarecer dúvidas foi fundamental tanto para a classe contábil quanto para a equipe da Sefaz. Aqui, conhecemos as dificuldades enfrentadas por eles e explicamos nossos trabalhos em relação aos critérios de conformidade tributária, o que fez uma grande diferença”, frisou.
A superintendente Alexandra ainda enfatizou que essa ação foi mais uma oportunidade para exemplificar de forma prática os procedimentos necessários ao cumprimento das obrigações tributárias.
Também presente na palestra, a líder do Contribuinte Arretado e auditora fiscal da Receita Estadual, Elka Gonçalves, disse que essa troca é enriquecedora para o aprimoramento do programa, bem como para oferecer um melhor suporte aos contribuintes.“Esses encontros são sobremodo relevantes, pois funcionam como veículo propulsor de uma sinergia fundamental entre a Secretaria da Fazenda, os contadores e os contribuintes, de modo a propiciar uma troca muito rica mediante a qual tomamos conhecimento das dúvidas e dificuldades deles”, afirmou.
O conselheiro efetivo do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, Silvanio Carvalho Bezerra, que atua em Delmiro Gouveia, participou do momento. "É fundamental que os profissionais e empresários estejam cientes das mudanças na legislação e possam corrigir as falhas operacionais que afetam os empresários. Além disso, essa iniciativa promove uma maior proximidade entre o contribuinte e o fisco, proporcionando transparência e conforto tanto para os contribuintes quanto para os empresários. Eu trabalho nesse ramo há 27 anos”, expressou.
Essa iniciativa teve o apoio do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ACIDENTE
Sesau mobiliza estrutura de emergência para vítimas de acidente na Serra da Barriga
-
LUTO
Governador decreta luto oficial de três dias após tragédia com ônibus na Serra da Barriga
-
BRASIL
Bets deveriam ser proibidas para 65% dos brasileiros, diz Datafolha
-
SEGURANÇA
CRB informa que Ministério Público e Polícia Militar pediram restrição de público em partida da série B
-
ACIDENTES
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu salvam vítima de afogamento na Pajuçara