Economia
Saiba quais são os malefícios das demissões e como evitá-las
Segundo o empresário consultor e influenciador Fabiano Azevedo, demissões causam prejuízos financeiros às empresas
As demissões costumam ser uma decisão e uma notícia difícil nas relações trabalhistas, mas que, por vezes, são inevitáveis. E, para além do impacto emocional atribuído a esse momento, a demissão também pode representar falhas na operação de um negócio e, resultar, em prejuízo financeiro.
Segundo o empresário consultor Fabiano Azevedo, há medidas que podem ser tomadas para que as demissões sejam evitadas e uma delas se trata da busca por falhas, que podem estar durante a iniciação do funcionário na empresa. Ou seja, durante o processo de admissão.
“Nesse caso, no processo de demissão ocorrem alguns tipos de falhas: Por erro no processo de admissão, por falta de uma cultura organizacional e liderança coerentes ou por falta de um trabalho duro de liderança e cultura organizacional. Então, para evitar demissões é importante fazer a admissão de forma lenta, identificando principalmente as softskills do candidato, se existe identificação com os valores inegociáveis da empresa e todo modus operandi”, detalha.
Ainda durante o processo de admissão, Fabiano orienta que o recrutador apresente os valores da empresa como eles são e que faça promessas que serão cumpridas ao longo da jornada do futuro funcionário. Também é destacado pelo empresário consultor a importância em entender quais são os desejos do candidato, se ele valoriza o salário emocional e que a empresa trabalhe a cultura organizacional diariamente.
“Para identificar o perfil do colaborador desejado é necessário ter uma escuta ativa, provocar esse candidato para entender o porquê de ele querer trabalhar na empresa. Identificar também se esse candidato buscou informações sobre a empresa e fazer perguntas estratégicas, que revelem se existe fit cultural”, salienta Fabiano.
Sobre o prejuízo financeiro em decorrência de uma demissão, o empresário consultor frisa que o desligamento de um funcionário requer formalidades que custam caro para a empresa e que a contratação de um novo colaborador também ocorre mediante um investimento financeiro, que inclui o treinamento e investimento de tempo. Apesar disso, ele conta que, ao depender do caso, o processo pode ser libertador para aquele funcionário que deseja outras aspirações, que não condizem com a cultura organizacional daquela empresa.
“O ideal é evitar as demissões porque quanto menos demissões, menos despesas financeiras, menos variação de atendimento, menos variação em execução de trabalho, menos investimento em novas contratações, menos riscos de novas demissões”, pontua.
Fabiano também elenca que ao evitar demissões e investir em trabalho de cultura organizacional, haverá aumento da sensação de pertencimento no ambiente de trabalho, em multiplicadores de boas práticas e em guardiões de todo o ecossistema do negócio.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ESPORTE
Alagoana Marta é campeã com Orlando Pride na liga feminina de futebol nos EUA
-
EDUCAÇÃO
Pé-de-Meia: pagamento aos estudantes começa nesta segunda
-
ACIDENTE
MP de Alagoas cobra explicações sobre uso de transporte escolar em tragédia da Serra da Barriga
-
ACIDENTE
Sete feridos na tragédia da Serra da Barriga recebem alta; 13 seguem em observação no HRM
-
ACIDENTE
Número de mortos na tragédia da Serra da Barriga sobe para 18 após morte de criança de 4 anos