Economia
Catadores de recicláveis movimentam toneladas de resíduos sólidos em Maceió
Muito maceioense não sabe, mas existem hoje, na capital alagoana, dezenas de cooperativas de reciclagem que fazem coleta seletiva domiciliar. O serviço realizado por elas atende cerca de 18 mil residências em Maceió, dando destinação ecologicamente correta para embalagens plásticas, papelão, latas de alumínio, jornais e revistas, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.
A Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum ) é uma delas. Por mês, seus 30 cooperados coletam, em média, de 50 a 60 toneladas de todo tipo de resíduo sólido de diversos bairros da capital.
“A gente faz coleta nos bairros de Jacarecica, Cruz das Almas, Jatiúca e parte da Ponta Verde, porque tem outra cooperativa que faz a coleta no restante desse bairro. Fazemos ainda uma parte do Farol e Guaxuma, enfim, boa parte de Maceió é com a gente”, explica Maria José da Silva, presidente da Cooplum.
Condomínios localizados em um desses bairros podem se cadastrar na cooperativa para fazer parte da rota semanal de coleta dos resíduos. O WhatsApp da Cooplum é (82) 98840-2028.
“O interessado fala com a gente e já se cadastra. Toda semana a gente fica passando por lá. O cooperado passa uma ou duas vezes, depende apenas da demanda do material reciclável que é acumulado pelos moradores”, explica. A Cooplum também faz um trabalho de Educação Ambiental. “Temos uma equipe na cooperativa que faz isso, que vai até o local e conversa com os moradores para dar orientações sobre como fazer a separação dos materiais, por exemplo”, diz ela.
A CoopMundaú (Cooperativa de Catadoras da Lagoa Mundaú), situada na orla lagunar, também faz trabalho semelhante de coleta de resíduos sólidos. Com atuação no Vergel, Bom Parto, Trapiche e demais bairros vizinhos da parte baixa de Maceió.
“Nesses bairros, incluindo o Joaquim Leão e a Vila Brejal, a gente coleta mais nas residências e em algumas escolas também. Lugares mais distantes a gente só pode coletar em ponto comercial, tipo salão de beleza, templos religiosos, farmácia, escola de samba, cabeleireiro, salão de festas, delegacia de polícia e padarias”, revela Cristiana Viana, coordenadora e secretária da CoopMundaú. “E esse trabalho tem nos garantido uma renda para sustentar as nossas famílias”.
O WhatsApp da Cooperativa de Catadoras da Lagoa Mundaú para obter mais informações é (82) 98721-0802.
Apoio do Sebrae
Para que esses catadores de recicláveis possam se organizar da forma mais profissional possível, por meio da adoção de boas práticas, o Sebrae Alagoas estimula a inserção social dos integrantes das cooperativas e núcleos de reciclados de Alagoas, contribuindo com o desenvolvimento econômico dos pequenos negócios de materiais recicláveis.
“Os atendimentos são realizados mensalmente por meio de orientações técnicas e consultorias de diversos temas, entre eles responsabilidade social nas cooperativas e grupos de reciclagem, com gestores de projetos do Sebrae e consultores credenciados”, explica Agda França, analista do Sebrae Alagoas.
“Realizamos, na pandemia, atendimento remoto, estimulamos reuniões e já levamos eles em missões técnicas para conhecerem novas experiências, visando atender da melhor forma possível as necessidades dos grupos atendidos, conforme comprovação nos relatórios das atividades executadas”, completa ela.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ACIDENTE
Sesau mobiliza estrutura de emergência para vítimas de acidente na Serra da Barriga
-
LUTO
Governador decreta luto oficial de três dias após tragédia com ônibus na Serra da Barriga
-
BRASIL
Bets deveriam ser proibidas para 65% dos brasileiros, diz Datafolha
-
SEGURANÇA
CRB informa que Ministério Público e Polícia Militar pediram restrição de público em partida da série B
-
ACIDENTES
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu salvam vítima de afogamento na Pajuçara