Economia

EVENTO

Empório Sebrae sedia abertura da Expoagro com presença de pequenos negócios

Por Redação com assessoria 23/10/2023 18h06
Empório Sebrae sedia abertura da Expoagro com presença de pequenos negócios

O Empório Sebrae foi o local escolhido para a abertura oficial da 73ª Expoagro, na noite deste domingo (22), no Parque da Pecuária, no bairro do Prado. A solenidade contou com as presenças de dirigentes de entidades ligadas ao agronegócio de Alagoas, parlamentares, produtores rurais, empresários e expositores, além do público em geral.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Domício Silva, que também preside a Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), destacou durante a abertura do evento que a Expoagro tem buscado sempre melhorar a programação para mostrar aos visitantes todo o potencial da cadeia do agronegócio.

“Eu acho que esse ano nós demos mais um passo à frente na Expoagro, no sentido de preparar um parque para mostrar tudo que os criadores do estado de Alagoas e do Nordeste merecem. O que estamos vendo aqui é um desfile de muita genética, é a presença de criadores de todo o Nordeste, a exposição nacional de ovinos da raça Santa Inês, a exposição ranqueada da raça Nelore, do Gir Leiteiro e do Girolando, exposição do Campolino acontecendo, do Mangalarga Marchador, vários eventos, estandes, leilões”, pontua.

Segundo ele, isso tudo é fruto de muita dedicação do produtor rural, do criador do estado de Alagoas. “É o fruto de muito investimento, mas sobretudo de muita paixão pela atividade que a gente está vendo e que vai se estender até o dia 29 de outubro. É um espaço para fazer negócio, mostrar e vender a genética do gado de Alagoas para todo o Nordeste, para todo o Brasil, mas sobretudo a é um local para marcar esse ponto de encontro, essa confraternização de criadores com o público urbano. Afinal, o nosso slogan é ‘a festa do campo na cidade’”, completa Domício.

A participação dos pequenos negócios na exposição agropecuária foi destacada pelo diretor técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima. “Embora as pessoas vejam a Expoagro como um encontro dos grandes produtores, também temos aqui a reunião dos pequenos produtores. E nós, enquanto Sebrae, já temos um trabalho bem significativo nesse segmento, na produção e na melhoria genética, na melhoria do rebanho do pequeno produtor rural. Mas, sobretudo, no desenvolvimento de produtos como os que já estão sendo expostos no Empório Sebrae”, destaca.

“É um momento de extrema importância porque, como a própria feira coloca, significa trazer o campo para a cidade, mas também é trazer a cidade para o campo. A população passa a conhecer o produto do pequeno agricultor, do pequeno produtor rural e isso é muito valioso. E nem precisa dizer que a feira vai ser grande, porque ela já é um sucesso absoluto, agora é só fazer bons negócios. Tenho certeza de que isso é apenas o primeiro passo para, em 2024, o evento ser ainda mais gigante”, observa Keylle Lima.

O Empório Sebrae concentra mais de 30 empreendedores que receberam apoio da instituição em diversas áreas. A presença deles na Expoagro é destacada pela diretora de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas, Juliana Almeida. “Temos variados produtos desde a parte de alimentação como também de ornamentação, com o artesanato. É um espaço super agradável, acolhedor, com música, comida. Queremos que as pessoas se sintam em casa no Espaço Empório Sebrae”, diz.

O local também terá muitas apresentações ao vivo, com cantores e músicos regionais alagoanos, além de um espaço infantil com atividades para as crianças. Paralelo a isso, também estão previstas oficinas gastronômicas e palestras em parceria com a equipe de profissionais do Senac.

“O público encontra no Empório Sebrae produtos tipicamente alagoanos. A gente tem a missão de trazer para a pauta também a agricultura familiar e, pela primeira vez, a novidade são as plantas ornamentais. O projeto começou esse ano e a gente já está começando a trazer os empreendedores para as feiras. Temos as pequenas indústrias também, inclusive com laticínios que já trabalham sem lactose, tornando um produto diferenciado. Temos padaria, cachaça, pimenta, tem tudo o que Alagoas oferece”, revela Íria Almeida, gerente da Unidade de Competitividade Setorial do Sebrae Alagoas.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu