Economia

Tecnologia

CTOs em 2024: desafios, tendências e a voz dos especialistas

Inteligência Artificial será a bola da vez no ano

Por Redação com Assessoria 13/12/2023 13h01
CTOs em 2024: desafios, tendências e a voz dos especialistas

Em um cenário onde a busca por talentos e a transição entre modelos de trabalho moldam o panorama, os Chief Technology Officers (CTOs) enfrentarão desafios significativos em 2024, como apontam especialistas do setor.

"O mercado para vagas qualificadas ficará mais aquecido em 2024, mantendo salários altos, mas sem a inflação salarial anterior", destaca André Aziz, CTO da techfin Z.ro Bank. Ele ressalta que a busca por profissionais tecnicamente qualificados permanecerá em alta.

Apesar das demissões em massa em 2022 e início de 2023, Samuel Moreira, CTO da edtech Télos, prevê um mercado aquecido em 2024, impulsionado pelo contínuo crescimento e a importância estratégica da tecnologia nas empresas. "Os salários continuarão elevados, principalmente devido à alta demanda por profissionais qualificados", afirma.

Ricardo Morale, CTO da logtech Freto, destaca a normalização da demanda por profissionais de tecnologia. "Acredito na lei da Oferta e Demanda. Certamente, áreas emergentes terão alta procura", comenta. Ele pontua que profissionais em IA, Big Data e Automações seguirão com alta procura, sendo fundamentais para impulsionar e escalar negócios.

"Em 2024, teremos que administrar o retorno ao presencial com a falta de engajamento dos colaboradores, não só na área de tecnologia", observa Victor Fazzio, sócio-sênior do Grupo Hub. Ele destaca a dificuldade nos processos seletivos para vagas híbridas ou presenciais, ressaltando que a busca por qualidade de vida é um fator determinante.

"A observação é que profissionais que experimentaram o retorno ao presencial estão mais dispostos a migrar para o modelo remoto", aponta André Aziz, do Z.ro Bank. Ele destaca que a empresa mantém um modelo remoto, com a equipe de tecnologia acompanhando essa política.

"Com o tempo, mais e mais profissionais vão renunciar cargos presenciais para poderem ter maior qualidade de vida e tempo de qualidade", prevê Samuel Moreira, da Télos, que opera no modelo 100% remoto.

Em meio a esses desafios, os CTOs terão a tarefa de equilibrar as demandas específicas da área de tecnologia com a busca por talentos, salários elevados e a complexidade da transição entre modelos de trabalho.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu