Economia
Crescimento expressivo: MPEs do Nordeste impulsionam busca por crédito
No mês de novembro, todas as Unidades Federativas (UFs) do Nordeste registraram um notável crescimento na demanda das empresas por crédito, revela o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian. Pernambuco se destacou, apresentando a maior alta, alcançando 17,6%. Os dados nacionais indicam que, no mesmo período, a busca por recursos financeiros cresceu 11,9% em comparação com o ano anterior.
Na análise por portes, as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) foram responsáveis pela maior parcela desse crescimento, representando 12,2%. A retomada da demanda por crédito é impulsionada por diversos fatores, como o restabelecimento do crescimento econômico, confiança empresarial, taxas de juros reduzidas, estabilidade política e necessidades de capital de giro.
Segundo Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, a complexa interação desses elementos reflete a dinâmica econômica e as variáveis que influenciam as decisões favoráveis das empresas em relação à busca por recursos financeiros.
O destaque no segmento de “Demais”, que engloba empresas do setor “Primário”, “Financeiro” e “Terceiro Setor”, foi significativo, registrando um salto de 17,7% na variação anual. No ranking, as empresas do setor de “Serviços” lideraram com 17,8%, seguidas por “Indústria” (8,5%) em terceiro e “Comércio” (5,5%) em quarto.
Além disso, todas as Unidades Federativas apresentaram crescimento na busca por crédito em novembro. Mato Grosso se destacou, registrando um aumento expressivo de 19,5%. Os dados completos da região estão disponíveis nos gráficos fornecidos pela Serasa Experian.
Confira mais informações e a série histórica do indicador aqui.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Irregularidades
Condições precárias de higiene: empresa fornecedora de refeições é interditada
-
Liberados para sepultamento
Polícia Científica identifica todas as 18 vítimas de acidente com ônibus
-
Investigação
Passageiro diz à polícia que motorista não conhecia trajeto da Serra da Barriga
-
126 empregos
Unimed Maceió detalha etapas do processo seletivo para novo Hospital Gruta
-
18 mortes e mais de 20 feridos
Tragédia na Serra da Barriga: vivemos um luto coletivo, diz moradora de União dos Palmares