Economia
Desperdício de alimentos no setor de Food Service: soluções tecnológicas para uma gestão eficiente
Segundo a ONU, 30% de toda a produção mundial é perdida todo ano
A cada ano, aproximadamente 30% dos alimentos produzidos globalmente são perdidos entre a colheita e a chegada às prateleiras das lojas, revela a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Com cerca de 14% perdidos na transição pós-colheita e outros 17% desperdiçados por varejistas e consumidores, surge a urgência para que o setor de food service adote estratégias de "Environment, Social and Governance" (ESG) para combater esse cenário.
O desperdício no setor de food service é uma preocupação crescente, indo além de uma simples estratégia de marketing. Desde sobras nos pratos até produtos vencidos em estoque, o desafio é evitar que a comida vá parar na lata de lixo. Diante dessa realidade, a pergunta que se coloca é: como é possível evitar o desperdício de alimentos nesse setor?
Uma resposta promissora reside nas soluções tecnológicas que desempenham um papel crucial na redução das perdas e desperdícios de alimentos nas operações de negócios do food service. Estratégias incluem uma gestão de estoque eficiente, controle detalhado das movimentações de mercadorias, processos de checagem periódicos e a utilização de dados para calibrar e otimizar o processo de compras da operação.
Plataformas de gestão oferecem ferramentas valiosas, como a Ficha Técnica, que proporciona um mapeamento detalhado dos pratos, auxiliando na padronização e uso consciente dos insumos, evitando excedentes que resultam em sobras no prato do cliente.
Além disso, soluções tecnológicas como sensores e dispositivos podem contribuir para o armazenamento eficiente, monitorando a temperatura em freezers e geladeiras para prevenir a perda de alimentos devido a problemas de refrigeração.
Eduardo Ferreira, CCO da ACOM Sistemas, destaca a importância da tecnologia na gestão de insumos para empresas de food service. "Um sistema de gestão, por exemplo, ajuda o empresário a construir processos, apoiados em dados que, de fato, são um reflexo da rotina do restaurante, do começo ao fim do atendimento... E dentro deste intervalo ele consegue saber tudo o que foi usado e como, para que o serviço fosse prestado", enfatiza Ferreira, cuja empresa desenvolveu o EVEREST, uma plataforma de gestão especializada em negócios do food service.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Irregularidades
Condições precárias de higiene: empresa fornecedora de refeições é interditada
-
Liberados para sepultamento
Polícia Científica identifica todas as 18 vítimas de acidente com ônibus
-
Investigação
Passageiro diz à polícia que motorista não conhecia trajeto da Serra da Barriga
-
126 empregos
Unimed Maceió detalha etapas do processo seletivo para novo Hospital Gruta
-
18 mortes e mais de 20 feridos
Tragédia na Serra da Barriga: vivemos um luto coletivo, diz moradora de União dos Palmares