Economia
Especialista revela estratégias para um planejamento financeiro consciente em 2024
Diante do cenário em que 76,6% das famílias brasileiras estão endividadas, conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), o educador financeiro do Sicoob UniMais Metropolitana, Alberto Alves destaca a importância crucial de um planejamento pessoal ou familiar eficiente e oferece orientações para aqueles que buscam organizar suas finanças no ano de 2024.
"O objetivo do planejamento do orçamento é entender para onde o dinheiro vai, seja um gasto de R$ 1 ou R$ 200. Com esse controle em mãos, é mais fácil priorizar as compras e saber o que você pode gastar ou não”, explica Alves.
Ele ressalta que o primeiro passo é conhecer a renda líquida, a qual determinará o limite de gastos. Definir objetivos e prazos auxilia na direção do planejamento, buscando instrumentos financeiros adequados para aumentar o rendimento.
Para aqueles que ingressam em 2024 já endividados, Alves aconselha a criação de um planejamento para os gastos diários e para o pagamento das dívidas. É crucial entender a capacidade de pagamento antes de decidir sobre quitação ou parcelamento.
Na construção do próprio planejamento, Alves sugere anotar todos os gastos, dos menores aos maiores, criando grupos de despesas simples. Essa prática, mesmo desafiadora, é fundamental para manter o controle e alcançar qualidade de vida financeira.
“Somos bombardeados 24 horas por dia por propagandas e promoções, e sempre falamos ‘não vou comprar’, principalmente porque os valores não cabem no orçamento. E aí, bate a ansiedade. Mas, com as informações dos gastos em mãos, é possível falar NÃO de maneira mais fácil. O orçamento serve justamente para que a pessoa tenha qualidade de vida”, finaliza.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
FPI do São Francisco
IMA fiscaliza casas de farinha de Junqueiro, no Agreste do estado
-
Economia
Carrefour pede desculpas e frigorífico encerra boicote ao grupo
-
Investigação
CPI das Bets convoca Gusttavo Lima e convida Felipe Neto para deporem
-
Irregularidades
Condições precárias de higiene: empresa fornecedora de refeições é interditada
-
Liberados para sepultamento
Polícia Científica identifica todas as 18 vítimas de acidente com ônibus