Economia

Mercado

Reajuste de produtos de limpeza fica abaixo da inflação em 2023

Estudo revela que valores dos itens de limpeza tiveram reajuste médio de 1,22%, enquanto a inflação geral atingiu 4,62%.

Por Redação com Assessoria 19/01/2024 15h03
Reajuste de produtos de limpeza fica abaixo da inflação em 2023

Em 2023, os consumidores brasileiros experimentaram uma situação atípica em relação aos produtos de limpeza, conforme apontado pela Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA). Dados do Índice Geral de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) indicam que, ao contrário de outros anos, o reajuste médio dos itens de limpeza ficou abaixo da inflação, registrando 1,22%, enquanto a inflação geral fechou o ano em 4,62%.

Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA, destacou que, desde o início da pandemia, apenas em 2022 os preços dos produtos de limpeza ultrapassaram a inflação, sendo influenciados por desafios nas cadeias produtivas internacionais e custos elevados de óleo diesel e energia elétrica. Com a normalização dos estoques e insumos, o setor retomou uma dinâmica alinhada ao histórico da indústria de saneantes, que costuma apresentar inflação similar ou inferior à do índice geral.

O estudo ainda apontou diferenças em relação ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), revelando que, enquanto a inflação nacional de 2023 atingiu 3,71%, o reajuste nos preços de produtos de limpeza foi significativamente menor, registrando 0,88%. Alguns produtos apresentaram deflação, como detergente (-0,70%), sabão em barra (-5,68%), e esponja de limpeza (-4,57%).

Engler enfatizou que, além da deflação em alguns itens, produtos essenciais para a saúde pública tiveram reajustes menores que a inflação, conforme o INPC. Ele ressaltou a importância do setor na promoção da saúde pública, citando a parceria com a ANVISA e a realização de campanhas para o uso consciente de produtos de limpeza, destacando que o setor desempenha um papel crucial na prevenção de contaminações e pode ser considerado uma "primeira vacina" contra diversos agentes patogênicos.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu