Economia
Brasil alavanca exportações de soja para a China em 2023 e supera os Estados Unidos
Crescimento expressivo no domínio do mercado sul-americano posiciona o Brasil como principal fornecedor global de soja; Relação comercial Brasil-China fortalece a balança comercial nacional.
As importações chinesas de soja provenientes do Brasil registraram um impressionante aumento de 29% em 2023 em comparação ao ano anterior, segundo dados da alfândega chinesa divulgados em Pequim neste sábado (20). Esse crescimento robusto estabeleceu o Brasil como o líder no mercado mundial de soja com 42% da fatia, ultrapassando os Estados Unidos que ficou com 31% do mercado, seguido pela Argentina com apenas 7%.
O total de embarques de soja do Brasil para a China atingiu a marca de 69,95 milhões de toneladas no ano passado, representando um notável crescimento de 70%, conforme cálculos da agência de notícias Reuters.
Em dezembro de 2023, as chegadas de soja do Brasil à China foram 94% maiores em comparação a 2022, alcançando 4,98 milhões de toneladas. Enquanto isso, as dos Estados Unidos diminuíram em 31%, totalizando 3,85 milhões de toneladas.
Projetando-se para 2024, espera-se um aumento nas exportações de soja da Argentina, o terceiro maior produtor global desse grão, impulsionado pelas previsões de recuperação de sua safra após um período de seca.
A sólida relação comercial sino-brasileira, além de consolidar o país como líder no fornecimento de soja, tem contribuído significativamente para a balança comercial nacional. Além da soja, outros produtos, como carne bovina, celulose, açúcar, carne de frango, algodão e carne suína, destacam-se entre as dez principais mercadorias exportadas pelo Brasil à China.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
SEGURANÇA
Após acidente, governo planeja ações para a Serra da Barriga
-
FPI do São Francisco
IMA fiscaliza casas de farinha de Junqueiro, no Agreste do estado
-
Economia
Carrefour pede desculpas e frigorífico encerra boicote ao grupo
-
Investigação
CPI das Bets convoca Gusttavo Lima e convida Felipe Neto para deporem
-
Irregularidades
Condições precárias de higiene: empresa fornecedora de refeições é interditada