Economia

Preço

Boletim da Conab indica queda nos preços no mercado hortigranjeiro

Estudo revela variações nos valores de hortaliças e frutas em Ceasas pelo país, destacando também aumento na cotação de batatas e cenouras.

Por Redação 22/01/2024 15h03
Boletim da Conab indica queda nos preços no mercado hortigranjeiro
Foto: Rafa Neddemeyer / Agência Brasil

O mais recente Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aponta uma queda de 18,01% no preço médio da alface em dezembro de 2023. O estudo, que analisa mensalmente os preços de frutas e hortaliças em dez centrais de Abastecimento (Ceasas) pelo país, destaca as maiores quedas na Ceagesp, de 29,69%, e na Ceasa/RJ, de 11,21%.

O boletim também revela que a batata comum (inglesa) teve um aumento no preço de 20,37% em dezembro, enquanto a cenoura apresentou crescimento médio de 18,78%. O tomate teve alta de 10,33%, encerrando uma sequência de meses em queda. Os preços da cebola tiveram elevação, embora menor do que em novembro.

No cenário das frutas, a banana registrou aumento nas cotações, e a caixa de laranja teve seu valor comercializado elevado devido à diminuição da oferta e forte demanda no varejo. A escassez de oferta também impactou os preços de maçãs, melancias e variedades de mamão.

O Boletim Prohort destaca que essas variações nos preços estão relacionadas a fatores como aumento na procura durante festas de fim de ano e entressafra nas regiões produtoras. Os dados estatísticos são levantados mensalmente em dez Ceasas pelo Brasil.

*Agência Brasil

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu