Economia
Ministério do Trabalho investe R$9 milhões em capacitação para Economia Solidária
Editais do Programa Manuel Querino buscam qualificar trabalhadores na autogestão e impulsionar empreendimentos solidários em todo o Brasil.
O Ministério do Trabalho e Emprego anunciou, nesta sexta-feira (2), a abertura de editais para a seleção de universidades e institutos federais visando cursos de qualificação em economia popular e solidária pelo Programa Manuel Querino Social e Profissional. Com R$9 milhões provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador, a iniciativa visa oferecer 2.880 vagas de capacitação em todas as regiões do Brasil.
Os editais, cada um com 1.440 vagas, dividem-se entre instituições do Norte e Nordeste, operacionalizado pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), e outro para Centro-Oeste, Sudeste e Sul, pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP).
A meta central é qualificar trabalhadores que já atuam no modelo de autogestão, oferecendo formações específicas em agentes de desenvolvimento cooperativista solidário e gestão de empreendimentos econômicos solidários, ambos com 200 horas-aula.
Gilberto Carvalho, secretário de Economia Solidária do MTE, enfatiza que essas capacitações são parte de uma política pública para a estruturação de um Sistema Nacional de Formação de Economia Solidária, destacando dois eixos fundamentais: qualificação e fomento.
"No eixo qualificação, serão ofertados novos editais, um deles com lançamento previsto para março, que oferecerá 300 vagas para agentes da economia solidária, com objetivo de realizar um diagnóstico e conduzir a política pública nos territórios", afirma Carvalho.
Ele ressalta a importância de fornecer apoio técnico e econômico para que a economia solidária possa competir no mercado e alcançar a sustentabilidade. "Da mesma forma como financiamos a grande produção industrial e agrícola, temos que dar condições para que a economia solidária tenha capital de giro e equipamentos necessários para ser saudável e sustentável", acrescenta o secretário.
A economia solidária, baseada em princípios de cooperativismo, gestão democrática e distribuição igualitária, representa uma alternativa crucial para a geração de empregos e inclusão social. A capacitação nesta área ganha destaque no Programa Manuel Querino de Qualificação Profissional, lançado em novembro de 2023, com o objetivo de alcançar 100 mil trabalhadores e fortalecer políticas de qualificação, diversidade e combate à discriminação.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
SEGURANÇA
Após acidente, governo planeja ações para a Serra da Barriga
-
FPI do São Francisco
IMA fiscaliza casas de farinha de Junqueiro, no Agreste do estado
-
Economia
Carrefour pede desculpas e frigorífico encerra boicote ao grupo
-
Investigação
CPI das Bets convoca Gusttavo Lima e convida Felipe Neto para deporem
-
Irregularidades
Condições precárias de higiene: empresa fornecedora de refeições é interditada