Economia
Empresas inovam em práticas de recrutamento para atrair e manter talentos
Com a menor taxa de desemprego desde 2014, empresas investem em processos seletivos humanizados e valorização de habilidades interpessoais para driblar escassez de profissionais qualificados.
Por São Paulo, fevereiro de 2024 — O Brasil encerrou 2023 com a taxa de desemprego atingindo 7,8%, a menor desde 2014. Contudo, o número de 16.7 milhões de desempregados destaca um cenário desafiador. Uma pesquisa da ManpowerGroup revela que 80% dos empregadores enfrentam dificuldades para encontrar profissionais qualificados, colocando o Brasil em 13º lugar em escassez de talentos, de acordo com o estudo feito em 41 países. Nesse contexto, as empresas estão repensando suas estratégias de recrutamento.
"Cássia Caetano, gerente executiva de cultura e pessoas da agência full service Adtail, destaca a importância do 'processo seletivo humanizado', uma abordagem que coloca as pessoas no centro, priorizando experiência e respeito. A ideia é tornar o recrutamento mais acolhedor, transparente e individualizado, promovendo uma relação positiva entre a empresa e os candidatos", revela a especialista.
Com a evolução dos modelos de trabalho, as chamadas "soft skills" passaram a ser tão ou mais valorizadas do que as "hard skills" na hora da contratação. De acordo com o relatório Global Trends Report do Linkedin, 92% dos recrutadores consideram essas habilidades interpessoais tão importantes quanto as técnicas. Características como "boa postura", "facilidade para se comunicar" e "colaboração" tornaram-se fundamentais para o trabalho em equipe.
A Adtail, por exemplo, adota um processo seletivo que avalia afinidade cultural com os candidatos, destacando competências como "resolução de problemas", "adaptabilidade", "cooperação", "inovação" e "parceria".
Além disso, as mudanças no mercado de trabalho, incluindo a adoção do trabalho remoto, destacam a necessidade de gestão eficaz. Um estudo da plataforma LiveCareer evidencia que a diversidade de gerações é vista positivamente por 89% dos entrevistados, enquanto 78% acreditam que um ambiente multigeracional pode gerar conflitos.
Para evitar a alta rotatividade e garantir a satisfação dos colaboradores, a Adtail implementou mecanismos para coletar feedback dos novos contratados ao longo de seu ingresso na empresa. Líderes são incentivados a realizar trocas semanais para verificar a experiência dos funcionários, construindo um ambiente de aprendizagem contínua.
Cássia ressalta a importância de uma abordagem ativa na construção de um ambiente de trabalho melhor, não apenas focado na eficiência operacional, mas também na integração positiva com a cultura da empresa. "Evitar a alta rotatividade é crucial para manter a consistência e a eficiência dos processos, além de reduzir custos financeiros com recrutamento e treinamento."
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
SEGURANÇA
Após acidente, governo planeja ações para a Serra da Barriga
-
FPI do São Francisco
IMA fiscaliza casas de farinha de Junqueiro, no Agreste do estado
-
Economia
Carrefour pede desculpas e frigorífico encerra boicote ao grupo
-
Investigação
CPI das Bets convoca Gusttavo Lima e convida Felipe Neto para deporem
-
Irregularidades
Condições precárias de higiene: empresa fornecedora de refeições é interditada