Economia
Parceria Sedics e Seprev quer inclusão social para gerar negócios
Governo de Alagoas fortalece ações para fomentar cooperativas e promover a inclusão de grupos vulneráveis.
Em um movimento para impulsionar o crescimento do cooperativismo no Brasil, as secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e da Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) uniram forças para fortalecer a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa busca integrar o modelo de negócios cooperativista com a filosofia de vida, promovendo oportunidades e ampliando os serviços oferecidos por essas instituições.
O encontro entre os titulares das pastas, André Moita (Seprev) e Alice Beltrão (Sedics), ocorreu nesta sexta-feira (16) e contou com a participação do secretário executivo de Cooperativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá Júnior, além dos superintendentes de Medidas Socioeducativas, Otávio Rêgo, e de Contratos e Convênios da Seprev, Mônica Maurício.
"Cooperativas são unidades estruturadas para oferecer serviços profissionais, visando aumentar os ganhos de seus membros e, assim, servir como instrumento de inclusão social. Podemos organizar grupos de profissionais para gerar mais empregos e renda", explicou Adalberon Sá Júnior.
André Moita destacou que a parceria pode ampliar as ações de ressocialização e reinserção social, especialmente para os egressos do Sistema Socioeducativo e os dependentes químicos acolhidos pela Rede Acolhe. "Queremos garantir mais renda para esses jovens, afastando-os do ambiente de vulnerabilidade à violência", enfatizou Moita.
O titular da Seprev ressaltou as iniciativas do Governo de Alagoas, que oferece cursos de capacitação profissionalizantes gratuitos. A proposta é criar uma disciplina especial dentro da grade de cursos voltada para o cooperativismo. "Ao final da formação, eles podem se juntar a uma cooperativa existente ou criar uma própria, fortalecendo seus próprios negócios", salientou Moita.
Alice Beltrão, titular da Sedics, destacou que Alagoas é o único estado do país a possuir uma secretaria exclusiva para tratar sobre cooperativismo. "O governador Paulo Dantas tem um olhar diferenciado para o cooperativismo. Com isso, pretendemos oferecer esperança e um novo futuro para essas pessoas, que já são o público-alvo da Seprev", afirmou Beltrão.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
SEGURANÇA
Após acidente, governo planeja ações para a Serra da Barriga
-
FPI do São Francisco
IMA fiscaliza casas de farinha de Junqueiro, no Agreste do estado
-
Economia
Carrefour pede desculpas e frigorífico encerra boicote ao grupo
-
Investigação
CPI das Bets convoca Gusttavo Lima e convida Felipe Neto para deporem
-
Irregularidades
Condições precárias de higiene: empresa fornecedora de refeições é interditada