Economia

Economia

Inflação em março aumenta impulsionada por alta nos preços de alimentos e gasolina

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) apresenta crescimento de 0,36%, abaixo das expectativas.

26/03/2024 15h03
Inflação em março aumenta impulsionada por alta nos preços de alimentos e gasolina
Foto: EBC

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de março reflete uma desaceleração significativa em relação ao mês anterior, registrando 0,36% ante os 0,78% de fevereiro. Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que alimentos e gasolina foram os principais fatores de pressão sobre o índice, com impactos em diversos grupos de produtos e serviços.

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o IPCA-15 de março de 2024 (0,36%) também fica abaixo do registrado em março de 2023 (0,69%). No acumulado dos últimos 12 meses, o índice apresenta uma variação de 4,14%, abaixo dos 4,49% observados no mesmo período anterior.

O grupo de alimentos e bebidas apresentou uma alta expressiva de 0,91%, contribuindo com 0,19 ponto percentual para o índice geral. Itens como cebola, ovos, frutas e leite foram os principais impulsionadores dessa alta, enquanto batata, cenoura e óleo de soja registraram quedas significativas.

Já o grupo de transportes teve uma aceleração de 0,43%, principalmente devido ao aumento de 2,39% no preço da gasolina. Com um peso considerável na cesta de consumo dos brasileiros, a gasolina foi responsável pelo maior impacto individual na prévia inflacionária de março, representando 0,12 ponto percentual do índice.

Outros destaques incluem o recuo de 9,08% nas passagens aéreas, que contribuiu para segurar a inflação, e a elevação dos preços em áreas como saúde e cuidados pessoais e habitação.

O levantamento abrange 11 localidades, com Belém apresentando a maior elevação, 0,74%, impulsionada principalmente pelos aumentos nos preços da gasolina e do açaí. O resultado final da inflação oficial de março (IPCA) será divulgado no dia 10 de abril, consolidando os dados apurados pelo IBGE.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu