Economia

Agricultura Familiar

Pequenos produtores fortalecem economia e segurança alimentar em Alagoas

Programas e parcerias impulsionam o desenvolvimento rural no Estado

Por Redação 28/03/2024 13h01
Pequenos produtores fortalecem economia e segurança alimentar em Alagoas
Foto: Ascom Seagri

 A coordenadora do programa Alagoas Sem Fome, a secretária Paula Dantas, destaca a importância da agricultura familiar para a qualidade alimentar, ressaltando a oferta de alimentos orgânicos e regionais para instituições como creches, escolas e empresas.

Em Alagoas, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) tem concentrado esforços no fortalecimento dos agricultores familiares, ampliando suas atividades além da subsistência, conforme explica a secretária executiva da Agricultura Familiar, Renata Andrade.

"A chamada pública do PAA na modalidade compra institucional é um dos instrumentos que abre oportunidades de comercialização, gerando renda no campo", destaca Andrade. Além disso, o programa Leite do Coração tem beneficiado produtores familiares, proporcionando um preço acima da média de mercado pelo litro de leite, que é distribuído nas escolas públicas.

Em 2023, o PAA Doação Simultânea alcançou 98 mil famílias, contribuindo para o combate à fome no estado. Para 2024, a expectativa é que o programa atenda ainda mais pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A inclusão produtiva também é promovida através do programa Planta Alagoas, que distribui toneladas de sementes e mudas frutíferas, beneficiando 70 mil agricultores familiares em diversas regiões do estado.

Para auxiliar no plantio e promover a produtividade, a Seagri já entregou kits de irrigação para centenas de famílias, e continua a desenvolver ações que visam fortalecer a produção agropecuária familiar, como o Fomento Rural, que conta com a parceria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e da Emater Alagoas.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu