Economia

Mais Crédito

Brasileiros impulsionam demanda por crédito em Bancos Digitais e Varejistas

Estudo da TransUnion revela crescente interesse econômico em produtos financeiros alternativos.

Por Redação com Assessoria 28/03/2024 15h03
Brasileiros impulsionam demanda por crédito em Bancos Digitais e Varejistas
Foto: Divulgação

O estudo Consumer Pulse, conduzido pela TransUnion e referente ao quarto trimestre de 2023, revela um aumento significativo na busca por crédito em bancos digitais e lojas de varejo entre os brasileiros, especialmente entre os Millennials e pessoas de renda média.

Destaques do Estudo


Crescimento na Demanda por Produtos de Crédito em Varejistas: 43% dos entrevistados relatam ter utilizado um cartão de crédito de rede varejista nos últimos 12 meses.

Adoção de Bancos Digitais: Mais da metade dos entrevistados (54%) já foram clientes de bancos digitais, com 46% planejando obter empréstimos ou cartões de crédito de fintechs ou bancos digitais em 2024.

Barreiras de Acesso ao Crédito: O alto custo do crédito ainda é uma preocupação, com 34% dos entrevistados priorizando instituições com taxas de juros mais baixas.

Perspectivas Econômicas


Apesar dos desafios, a maioria dos entrevistados (71%) demonstra otimismo em relação às finanças familiares, com 74% esperando aumento de renda nos próximos 12 meses.

Implicações para o Setor Financeiro


Necessidade de Avaliação Holística: Instituições financeiras devem considerar múltiplas lentes na avaliação de clientes, incluindo dados alternativos além das pontuações de crédito tradicionais.

Oportunidades para Expansão: A alta penetração de bancos digitais indica oportunidades para empresas que desejam expandir sua atuação nos segmentos menos atendidos da população.

Desafios Digitais


Segurança e Acessibilidade: Ameaças digitais e custo da conexão à internet são obstáculos para a plena adoção da tecnologia financeira.

O estudo, realizado entre 3 e 13 de outubro de 2023, contou com a participação de 994 adultos com 18 anos ou mais residentes no Brasil. Para acesso ao relatório completo, visite: [link].

Sobre a TransUnion

A TransUnion é uma empresa global de informações e insights para que companhias e consumidores alcancem suas metasna economia moderna. A empresa procura fornecer um olhar multidimensional de cada pessoa para que possam ser representadas de forma confiável e simétrica no mercado, o que possibilita maior inclusão financeira.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu