Economia

Negócios

Potencializando negócios com Indicação Geográfica (IG)

Certificação impulsiona economias locais e valoriza produtos regionais.

Por Redação com Assessoria 28/03/2024 15h03
Potencializando negócios com Indicação Geográfica (IG)

A obtenção do selo de Indicação Geográfica está se tornando uma estratégia cada vez mais importante para alavancar negócios em diversas regiões do Brasil. Além de conferir prestígio e autenticidade aos produtos locais, essa certificação tem o poder de incrementar a economia local e agregar valor aos produtos aos olhos do consumidor final.

No Brasil, atualmente, 122 produtos e serviços ostentam o selo de Indicação Geográfica, sendo o mais recente concedido a Codajás, no Amazonas, pela produção de açaí. Essa chancela não apenas protege a biodiversidade e promove a cultura regional, mas também impulsiona os negócios locais. Segundo dados do Sebrae, as Indicações Geográficas nacionais potencializaram mais de 190 mil pequenos negócios em 2.200 municípios do país somente em 2023.

O Sebrae desempenha um papel fundamental no apoio ao processo de obtenção do selo de Indicação Geográfica, oferecendo suporte técnico desde o início até a finalização do processo junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável pela concessão do selo.

Para André Bordignon, gestor estadual de Indicação Geográfica do Sebrae-RS, a entidade é um dos principais promotores desse tema no Brasil, não apenas auxiliando na estruturação de novas Indicações Geográficas, mas também dando suporte após a concessão do registro e promovendo ações de mercado.

O reconhecimento por meio da Indicação Geográfica não só aumenta o valor de venda de um produto, como também impulsiona indiretamente a economia local, estimulando investimentos em turismo, hotelaria, gastronomia, transporte e outros setores. Para os produtores brasileiros, participar de eventos como o Connection Terroirs do Brasil, em Gramado, é uma oportunidade de ampliar seus negócios, expor seus produtos certificados e estabelecer novas parcerias.

Marta Rossi, CEO do evento, destaca que além do aspecto afetivo relacionado aos produtos de origem, a certificação de Indicação Geográfica pode fazer uma diferença significativa para os produtores, expandindo a cadeia de negócios da região e impulsionando o turismo local. A próxima edição do Connection Terroirs do Brasil em Gramado promete reunir ainda mais expositores certificados, fortalecendo a cultura e a economia regional.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu