Economia
Potencializando negócios com Indicação Geográfica (IG)
Certificação impulsiona economias locais e valoriza produtos regionais.
A obtenção do selo de Indicação Geográfica está se tornando uma estratégia cada vez mais importante para alavancar negócios em diversas regiões do Brasil. Além de conferir prestígio e autenticidade aos produtos locais, essa certificação tem o poder de incrementar a economia local e agregar valor aos produtos aos olhos do consumidor final.
No Brasil, atualmente, 122 produtos e serviços ostentam o selo de Indicação Geográfica, sendo o mais recente concedido a Codajás, no Amazonas, pela produção de açaí. Essa chancela não apenas protege a biodiversidade e promove a cultura regional, mas também impulsiona os negócios locais. Segundo dados do Sebrae, as Indicações Geográficas nacionais potencializaram mais de 190 mil pequenos negócios em 2.200 municípios do país somente em 2023.
O Sebrae desempenha um papel fundamental no apoio ao processo de obtenção do selo de Indicação Geográfica, oferecendo suporte técnico desde o início até a finalização do processo junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável pela concessão do selo.
Para André Bordignon, gestor estadual de Indicação Geográfica do Sebrae-RS, a entidade é um dos principais promotores desse tema no Brasil, não apenas auxiliando na estruturação de novas Indicações Geográficas, mas também dando suporte após a concessão do registro e promovendo ações de mercado.
O reconhecimento por meio da Indicação Geográfica não só aumenta o valor de venda de um produto, como também impulsiona indiretamente a economia local, estimulando investimentos em turismo, hotelaria, gastronomia, transporte e outros setores. Para os produtores brasileiros, participar de eventos como o Connection Terroirs do Brasil, em Gramado, é uma oportunidade de ampliar seus negócios, expor seus produtos certificados e estabelecer novas parcerias.
Marta Rossi, CEO do evento, destaca que além do aspecto afetivo relacionado aos produtos de origem, a certificação de Indicação Geográfica pode fazer uma diferença significativa para os produtores, expandindo a cadeia de negócios da região e impulsionando o turismo local. A próxima edição do Connection Terroirs do Brasil em Gramado promete reunir ainda mais expositores certificados, fortalecendo a cultura e a economia regional.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Na Pajuçara
Fiscalização flagra despejo de concreto na rede de drenagem de águas pluviais
-
INSS BENEFÍCIOS
Previdência define regras para incluir auxílio-doença na aposentadoria
-
Remuneração extra
Empresas têm até esta sexta-feira para pagar o décimo terceiro salário
-
Preso em flagrante
Motorista embriagado é preso ao ameaçar atirar em homem durante briga de trânsito na Ponta Verde
-
Cenário de empate técnico
Bolsonaro tem 37,6% das intenções de voto contra 33,6% de Lula, diz pesquisa